AssembleiaEconomiaPolítica

FLASH. Assembleia aprova o final do “imposto de fronteira”. E chancela o Sistema Estadual de Cultura

Uma vitória e uma derrota do governo, hoje, na Assembleia Legislativa. A derrota (que talvez seja contestada no Judiciário) foi a aprovação do Decreto Legislativo que acaba com o chamado “Imposto de Fronteira”, criado ainda no governo de Yeda Crusius e que significa uma sobretaxa de 5% sobre os produtos não fabricados no Rio Grande do Sul. Foram 34 votos favoráveis à proposta apresentada pelo pepista Frederico Antunes.

A vitória do governo, sua vez, veio por unanimidade dos presentes. E, assim, está criado o Sistema Estadual de Cultura. Mas, o que é isso, mesmo? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do líder do governo no parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira. O texto é de Tiago Dias. A seguir:

 “Aprovada criação do Sistema Estadual de Cultura

Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, nesta terça (10), o projeto de lei do governo do Estado que cria o Sistema Estadual de Cultura no Rio Grande do Sul. Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valdeci Oliveira (PT), a proposta visa aperfeiçoar a gestão e as políticas culturais e ampliar a integração entre a União, Estado e municípios para o planejamento de ações, programas e políticas culturais.

Conforme o parlamentar, a transparência da gestão, a descentralização de recursos e ações e a ampliação progressiva do orçamento público para a cultura são pontos importantes do projeto. “É mais um instrumento de apoio e fortalecimento às iniciativas culturais do nosso Estado”, comenta Valdeci.

Também são objetivos do projeto a fiscalização e avaliação das políticas públicas e o incentivo para criação de sistemas municipais e dos consórcios municipais de cultura. O Sistema Estadual de Cultura será gerido pela Secretaria Estadual de Cultura e terá entre os órgãos deliberativos o Conselho Estadual de Cultura, a Conferência Estadual de Cultura, os Colegiados Setoriais de Cultura e a Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo