Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo
A organização do 14º Santa Maria Vídeo anunciou a diretora convidada da edição 2021: a cineasta e jornalista Camila de Moraes. Ela receberá o Troféu Vento Norte, bem como o pesquisador e professor Glênio Póvoas, homenageado nacional, e a pesquisadora e jornalista Marilice Daronco, homenageada local. O tema do festival – que será realizado online de 14 a 18 de setembro – é “Memória”.
Camila de Moraes é gaúcha e reside em Salvador há 11 anos. É idealizadora e curadora do Festival Cinema Negro em Ação e, atualmente, desenvolve o projeto de uma série de ficção chamada “Nós Somos Pares”, que aborda a vida de seis mulheres negras e suas relações de amizade e amores. Ela também dirigiu o curta-metragem “A Escrita do Seu Corpo”, que trata a questão da identidade racial e de gênero por meio da poesia.
Produziu e co-roteirizou o documentário “Mãe de Gay”, vencedor de dois Galgos de Ouro no Festival Universitário de Gramado. Fez a produção do curta-metragem de ficção “Marcelina – com os olhos que a terra há de comer”, de Alison Almeida, e assistência de produção do documentário “Poesia Azeviche”, de Ailton Pinheiro. Camila assina ainda a direção do curta-metragem documental “Mãe Solo”, realizado durante a pandemia.
‘O Caso do Homem Errado’
Em 2018, a cineasta se tornou a segunda mulher negra a entrar em circuito comercial com um longa-metragem: o documentário “O Caso do Homem Errado”, que aborda a questão do genocídio da juventude negra no Brasil. A precursora foi Adélia Sampaio, diretora da ficção “Amor Maldito” (1984).
Aclamado, o “O Caso do Homem Errado” esteve na seleta lista de pré-selecionados pelo Ministério da Cultura para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar em 2019.
A exibição do documentário faz parte da programação do SMVC. Será no dia 16 de setembro, a partir das 17h. Após o filme, haverá debate com Camila de Moraes sobre sua trajetória e a homenagem para a cineasta.
Ao longo do festival, serão exibidos filmes de diretores convidados, em paralelo às mostras competitivas: Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região.
O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.
FUNDAÇÃO ENY APRESENTA
14° Santa Maria Vídeo e Cinema
De 14 a 18 de setembro
Realização
SMVC
Co-promoção
Prefeitura Municipal de Santa Maria
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria
Diário de Santa Maria
Organização
Filmes de Junho Produtora
IdeiaAção Design e Planejamento
Padrinho Agência de Conteúdo
O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.