CulturaDestaque

CULTURA. Nesta sexta-feira, ‘Santa Maria Vídeo e Cinema’ vai homenagear jornalista e pesquisadora

Marilice Daronco receberá o ‘Vento Norte’, após exibição de filme que produziu

Marilice Daronco receberá o troféu às 19h. Às 18h, haverá exibição de curta-metragem que ela produziu (foto Juliano Mendes)

Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

A sexta-feira (17) promete mais emoção no 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). A quarta noite do festival – que está sendo transmitido ao vivo, pelo Facebook (AQUI) – será dedicada à jornalista e pesquisadora santa-mariense Marilice Daronco, homenageada local do evento. 

As atividades começam às 18h, com a exibição do curta documental “Fragmentos no Tempo” (2017, 17’27”), dirigido por Marilice. A partir das 19h, a jornalista recebe o troféu Vento Norte e participa de um bate-papo ao vivo com o coordenador executivo do SMVC, Luciano Ribas, e com o professor do Departamento de História da UFSM Diorge Konrad, convidado especial. Em pauta, a trajetória da homenageada e o acervo da coleção Eny.

A homenageada

Marilice Daronco é formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde se tornou mestre e faz doutorado em Comunicação. Da especialização em Cinema, pela Universidade Franciscana, nasceram as pesquisas que resultaram nos livros “O nosso Cinema era Super (2014)” e “Milímetros da história (2020)”, que resgatam obras e personagens pioneiros do cinema local. 

A temática da memória, do esquecimento, da história oral e a recuperação de acervos fílmicos de Santa Maria são fios condutores de seu trabalho ao longo dos anos. Participou de equipes de produções locais em curta e longa-metragem e dirigiu os documentários “Esconderijos da Memória” (2003) e “Fragmentos no tempo” (2017). 

Atuou em jornais locais como A Cidade, A Razão, Diário de Santa Maria, na TV Câmara Santa Maria, Rádio Universidade e TV Campus. Foi também assessora de imprensa do Sindicato dos professores municipais de Santa Maria, trainee da Folha de S. Paulo e é repórter freelancer da Folha. Atualmente, é coordenadora de Comunicação e Marketing da Eny Calçados e da Fundação Eny. 

Fim do prazo para ver os filmes 

E quem quiser conferir os curtas que competem nas mostras Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região precisa se apressar: eles estarão disponíveis no site www.smvc.com.br até as 23h59min desta sexta-feira. Além de prêmios nas categorias técnicas, eles disputam o prêmio do júri popular. A votação já está aberta, no site do SMVC.

O Santa Maria Vìdeo e Cinema tem como tema a “Memória”, uma alusão à importância do audiovisual para a preservação do cinema santa-mariense e brasileiro. O tópico também remete à lembrança das vítimas da Covid-19 no Brasil. 

O festival é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

FUNDAÇÃO ENY APRESENTA
14° Santa Maria Vídeo e Cinema
De 14 a 18 de setembro

Realização
SMVC

Co-promoção
Prefeitura Municipal de Santa Maria
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Organização
Filmes de Junho Produtora
IdeiaAção Design e Planejamento
Padrinho Agência de Conteúdo

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo