CulturaDestaque

CULTURA. Noite de abertura da 28ª edição da ‘Tertúlia Nativista’ tem nova atração confirmada

Na lista de shows é incluído o de Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica

Noite de abertura da Tertúlia, em 5 de novembro, terá o show do grupo Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica (Foto Divulgação)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, divulga mais uma atração da 28ª Tertúlia Musical Nativista. Na noite de abertura do evento, em 5 de novembro, o show fica a cargo do grupo Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica. A Tertúlia, que é um dos eventos culturais mais importantes do Estado, ocorre de 5 a 7 de novembro de 2021. Esta edição será híbrida e realizada no Theatro Treze de Maio, com presença reduzida de público e com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.

Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica descreve que busca “causar uma transformação em todos os lugares que visita, plantando uma semente de paz e de amor, de respeito e de renovação, mantendo acesa a chama da cultura regional e promovendo uma Evolução Farroupilha”. Formado por Pirisca Grecco, Texo Cabral, Paulinho Goulart, Duca Duarte e Rafa Bisogno, com trajetórias individuais de destaque, o grupo define que “são cúmplices da mesma causa e somam forças e talento para dar vida à Comparsa Elétrica”.

Já na noite de 6 de novembro, Analise Severo sobe ao palco do Treze de Maio para apresentar o projeto musical “Bem Gaúcha”. Ela, que é nascida em Santa Maria, recebeu o “Troféu Teixeirinha” da Assembleia Legislativa do Estado de “Melhor Cantora” em 2013. Com o “Bem Gaúcha”, Anelise busca valorizar e destacar a importância da mulher na história, no hoje e no amanhã, como alicerce primordial na construção da sociedade e de nossa identidade regional.

E em 7 de novembro, o Grupo Fio de Bigode revisita a história musical dos festivais santa-marienses. O quarteto gauchesco também apresentará o novo álbum durante a Tertúlia.  O projeto traz releituras de doze canções que compuseram o disco de estreia dos músicos.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que os convidados para shows na 28ª Tertúlia foram pensados de forma a abranger o máximo de estilos musicais, dentro da proposta do evento. 

“Para as atrações deste ano, pensamos em nomes que representam o nativismo de forma ampla, e contemplam estilos e propostas musicais diferentes. Teremos, na noite de abertura, grupo Pirisca Grecco y La Comparsa Elétrica, que canta o Rio Grande do Sul de maneira universal, como eles costumam dizer, ‘com a carteira de identidade gaúcha, mas o passaporte pronto para rodar o mundo todo’. Já no sábado, o espetáculo Bem Gaúcha, representa a vertente feminina do nativismo com o talento de Analise Severo. Para encerrar a Tertúlia teremos um grupo santa-mariense que é o Fio de Bigode, trazendo uma nova geração de músicos e compositores do Rio Grande do Sul”, salienta Rose.

Inscrições abertas para artistas

O período para INSCREVER canções segue aberto. As fichas serão recebidas até as 23h59min de 5 de outubro de 2021, exclusivamente pelo endereço eletrônico tertuliasantamaria@gmail.com

A Tertúlia Musical Nativista é uma promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, juntamente com a Associação Tradicionalista Estância do Minuano e o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul. O evento é organizado por uma Comissão Executiva, que é responsável pelo planejamento e execução, e cujos integrantes atuam de forma voluntária, sem remuneração.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo