Arquivo

Pedágios. Só o governo não foi à audiência que discutiu situação das estradas. CPI à vista

A governadora Yeda Crusius, não faz duas semanas, declarou sua intenção de prorrogar os contratos com as concessionárias de rodovias pedagiadas do Rio Grande do Sul. Deixou suficientemente claro que, para isso, algumas condições devem ser preenchidas pelas empresas. Uma delas a duplicação. Chegou a falar, a chefe do executivo, num programa “Duplica RS”.

 

Não será pacífica a intenção da governadora, se ela for de fato concretizada. Para acontecer, há a necessidade de aprovação da Assembléia Legislativa e, aparentemente, no Palácio Farroupilha há um movimento ecumênico de descontentamento em relação à atuação das concessionárias, sendo apontados problemas graves que passam pelo preço da tarifa cobrada e pelo serviço prestado pelas empresas.

 

Nesta quinta-feira, os deputados, que já se articulam para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os contratos de concessão, aconteceu uma audiência pública da Comissão de Serviços Públicos. Nela, sem a presença das autoridades estaduais, que desatenderam ao convite, discutiram-se “os serviços de infra-estrutura, manutenção, investimentos e tarifas de pedágios nas rodovias concedidas pelo Rio Grande do Sul.”

 

Agora, embrabecidos com o que alguns chamam de “descortesia”, os deputados da comissão decidiram“convocar” o secretário estadual de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade; o diretor-geral do Departamento Autonômo de Estradas e Rodagem (Daer), Gilberto Cunha e o presidente da Agência Estadual de Regulação do Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Guilherme Socias Villela. Eles serão chamados a prestar esclarecimentos sobre o modelo de pedágios no Estado.

 

PALPITE CLAUDEMIRIANO: Essa discussão está apenas começando. E onde vai terminar? Ninguém sabe. Quem sabe no esclarecimento pleno do que aconteceu na época da concessão, e o seu desdobramento posterior. E que pode, quem duvida?, levar à renovação das concessões. Mas com muitas mudanças.

 

SUGESTÕES DE LEITURA –  leia aqui a reportagem “Comissão deve convocar dirigentes para falar sobre pedágios”, assinada pela jornalista Daniela Bordinhão, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. E confira aqui outras informações sobre o trabalho dos deputados estaduais gaúchos

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo