ELEIÇÕES 2022. Prévias dos tucanos têm agora um candidato a menos: Jereissati declara apoio a Leite
Senador cearense confirma a sua retirada em favor do governador gaúcho
Do G1, o portal de notícias das Organizações Globo
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) anunciou, na tarde desta terça-feira (28), a desistência das prévias do PSDB e apoio ao governador do RS Eduardo Leite, para a Presidência da República nas eleições do próximo ano.
“O governador do Rio Grande do Sul tem todas as qualidades que um homem público tem para nos representar neste momento. Esse cara pensa igual a mim. Temos uma afinidade também de postura ética, de compromisso com a democracia. Por essa razão, estou aqui hoje dizendo que não sou candidato nas prévias, mas isso não quer dizer que eu não estou na luta”, destacou Jereissati.
“Obrigado, senador Tasso, pelo movimento generoso, que me enche de responsabilidade neste processo das prévias do PSDB”, respondeu Eduardo Leite. “O Brasil precisa de uma terceira via, de um caminho alternativo. Esse movimento que o senador Tasso Jereissati faz é a demonstração dessa conciliação”, acrescentou, ao fim de sua fala.
Segundo o senador, a união é necessária para o momento político no Brasil. “Seria não somente uma conclusão pragmática minha, mas quase uma obrigação fazer com que nos juntássemos, déssemos as mãos e buscássemos, dentro do partido, uma união”, completa Tasso.
Já Eduardo Leite recordou o apoio que o senador havia dado, anteriormente, para a sua candidatura ao governo do RS. “Quando eu ousei me apresentar candidato a governador do Rio Grande do Sul, foi do senador Tasso que eu encontrei o primeiro apoio. Querido amigo, senador referência para mim na vida pública”, pontuou o governador do RS.
Tasso disse ainda que, nesta quarta-feira (29), fará uma visita ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com ele, FHC está “no mínimo torcendo pela nossa caminhada”. O ex-presidente havia declarado apoio a João Dória.
O governador do RS salientou ainda que o apoio do senador, assim como de outros partidários de destaque no PSDB, como o prefeito de Santo André, Paulo Serra, Pedro Tobias e Antônio Carlos Pannunzio, fortalecem o objetivo de seguir na disputa pela vaga do partido para o pleito de 2022.
“É nesse sentido em que eu me identifico plenamente com o Tasso, das vezes em que conversamos, que política é missão, não é sobre ser, mas sobre fazer. Me enche de expectativa em relação às prévias, mas, antes de tudo, me enche de responsabilidade”, observa Leite.
As prévias do partido estão marcadas para acontecer no dia 21 de novembro.
Além de Leite, são candidatos nas prévias o governador de São Paulo, João Doria, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.