Por Maiquel Rosauro
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a região Central do Estado possui 820,7 mil moradores, divididos em 40 municípios. A maior população é de Santa Maria, com 285.159 pessoas. A menor é Ivorá, com 1.854.
A pesquisa, divulgada em 27 de agosto, não indicou crescimento percentual em relação a 2020, quando o IBGE estimava 820.356 habitantes na região.
Apenas seis municípios apresentam crescimento percentual, de 1%, no período: Capão do Cipó, Nova Esperança do Sul, Itaara, Santa Margarida do Sul, Novo Cabrais e Santa Maria.
Por outro lado, o IBGE estima redução de -1% em São Francisco de Assis, Toropi, Formigueiro, Jaguari, Mata, Cacequi, Dona Francisca e Ivorá.
O estudo, com data de referência em 1º de julho, é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.
O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas.
De acordo com o IBGE, as estimativas populacionais não incorporam os efeitos da pandemia de covid-19. Dados preliminares do Registro Civil e do Ministério da Saúde apontam para um excesso de mortes, principalmente entre idosos, e uma diminuição dos nascimentos. É possível que também tenham ocorrido alterações nos fluxos migratórios. As implicações no tamanho da população, contudo, serão verificadas a partir do próximo Censo Demográfico, que deve ocorrer em 2022.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.