CulturaDestaqueRegião

SÃO VICENTE DO SUL. Documentário “O Som do Meu Lugar” revela a sonoridade que habita o município

Projeto foi aprovado no edital Criação e Formação, da Fundação Marcopolo

Produção foi gravada em diversos locais do município de São Vicente do Sul (Foto Laura Azevedo/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Estreou, nesta quarta-feira (22), o primeiro de três episódios do web documentário O Som do Meu Lugar, sobre as sonoridades de São Vicente do Sul. A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura local.

O projeto convida os moradores de São Vicente do Sul à reflexão sobre os sons que habitam o município, distante 90 quilômetros de Santa Maria. A produção traz como tema o som, a música e o lugar; e a partir de então constrói uma linha narrativa sobre a subjetividade destes conceitos e como eles podem formar culturalmente as pessoas, seja individualmente ou em comunidade.

O responsável pela concepção do projeto é o músico Igor Tadielo. A iniciativa foi aprovada no edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, cujo intuito é fortalecer a cultura via arte, investigar os sons presentes na cultura local e conhecer a história do município através da música e do som.

“O Som do Meu Lugar reflete sobre a vivência sonora de uma cidade no interior, que assim como muitas outras, estão ligadas não só à questão musical, mas que também ao modo econômico, o modo de viver, vestir, e se relacionar”, afirma Tadielo.

A produção audiovisual tem como cenário lugares tradicionais dos vicentinos como a Praça Borges de Medeiros, o Cerro do Loreto, o Clube Vicentino e o Clube União.

A trilha sonora original foi criada com base nos enlaces musicais presentes na narrativa. É assinada pelos músicos Igor Tadielo (Violão e Voz), Ronison Borba (acordeon), Matheuzinho Schuch (bateria) e Diogo Mattos. Já o roteiro, a montagem e direção são do diretor Leo Roat.

Abaixo, confira o episódio de abertura. Já os episódios 2 e 3 serão lançados, respectivamente, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), às 20h36min, no YouTube do projeto (AQUI).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo