DestaqueSanta MariaSegurança

TRÂNSITO. Um corpo estendido no asfalto. E ainda dois carros destruídos e uma convincente simulação

Um “sinistro” na Hélvio Basso chama a atenção para a “Semana do Trânsito”

Ação que uniu Prefeitura e órgãos de segurança pública e de saúde foi realizada na manhã desta sexta-feira (foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Dois veículos se envolveram em um grave acidente, na manhã desta sexta-feira (17), na Avenida Hélvio Basso, em Santa Maria. Com o impacto, mais uma pessoa não conseguiu chegar em casa com vida. Essa poderia ser uma notícia real, mas é o enredo de um cenário de sinistro que marcou a abertura da Semana Nacional do Trânsito. As atividades seguem até 25 de setembro, tendo como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A simulação do acidente foi realizada em uma das avenidas mais movimentadas do Município. O cenário escolhido foi o canteiro central da Hélvio Basso, com dois veículos parcialmente destruídos e o corpo de uma vítima na pista próximo a uma garrafa de bebida alcoólica. Tudo para chamar a atenção de motoristas e pedestres que passavam pelo local, demonstrando a gravidade e, muitas vezes, a realidade da violência, da imprudência e da fatalidade registrada no trânsito diariamente. Durante a simulação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus com o uso de proteção individual e higienização. 

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, acompanhou a simulação e fez a entrega de material informativo para motoristas. Ele ressalta que a Semana Nacional de Trânsito é um momento de dar foco ao assunto, principalmente em debater maneiras de reduzir acidentes.

“Este é um momento muito especial para a Prefeitura, pois, durante a semana, vamos levar para toda a comunidade santa-mariense assuntos que se referem a mobilidade urbana, trânsito, sinistralidade e, principalmente, chamar a atenção para a prevenção de acidentes. Nosso maior objetivo é levar às pessoas a mensagem de valorização e preservação daqueles que estão junto conosco. Como operadores de segurança pública, nosso papel é informar e cuidar do trânsito. Por isso, queremos que a cada dia, pais, mães e filhos, possam sair do seu trabalho ou lazer e voltarem para suas casas e celebrarem a vida”, destaca Ponsi. 

A atividade desta sexta-feira contou com servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana, agentes Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e Centros de Formação de Condutores Ativa e Via Centro.

A simulação também teve a participação do Chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, do secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin, da coordenadora do Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, Lucimar Garcia de Sá, e da coordenadora da Educação para o Trânsito, Ivanez de Deus.

Programação

A Semana Nacional do Trânsito tem por objetivo conscientizar os cidadãos quanto ao seu papel no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou motorista. Durante a semana, várias ações educativas serão realizadas. Até 25 de setembro, quando ocorre o encerramento da programação, órgãos de segurança que são parceiros da campanha atuarão nas ações. Estão previstas distribuição de material e blitze educativas envolvendo todos os participantes do trânsito; repasse de informações sobre a relação direção X celular, ultrapassagens, velocidade X vida e segurança na faixa de pedestres.

Neste sábado (18), das 15h às 18h, está programada para ocorrer uma ação educativa com a Escolinha Móvel de Trânsito da Brigada Militar, na Praça Marechal Osvino Ferreira Alves, no Bairro Nonoai. Em caso de chuva, será cancelada a ação.

A iniciativa da Semana Nacional do Trânsito se soma à Campanha Municipal Permanente de Segurança no Trânsito “Volte pra Casa” e às ações da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A Campanha Municipal de Segurança no Trânsito tem como objetivo realizar todos os meses ações educativas junto a motoristas e pedestres, para chamar a atenção da população em relação aos cuidados para que sejam evitados os acidentes de trânsito. Já a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas atende ao que determina a Lei Municipal 5.319/2010.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo