RegiãoSanta MariaSaúde

SAÚDE. Municípios da região se reúnem e debatem possível compra compartilhada de medicamentos

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Representantes de 20 cidades, entre eles o vice-prefeito de SM, Sergio Cechin, estiveram no encontro, que tratou de demandas da saúde

Prefeitos e secretários de cerca de 20 cidades da região participaram, na manhã desta quarta-feira (08), das reuniões promovidas pelo Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CI/Centro) e pela Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro). Nos encontros, foram debatidos, entre outras questões, demandas relacionadas às áreas da Saúde, Infraestrutura e Previdência.

O prefeito em exercício de Santa Maria, Sergio Cechin, e o secretário adjunto de Finanças, Luiz Francisco da Silva Correia, participaram das atividades. Durante reunião do CI/Centro, os prefeitos trataram sobre a compra compartilhada de medicamentos, via Consórcio, e sobre a abertura de processo seletivo para contratação de dois técnicos em enfermagem para realização do Programa Teleoftalmo (que deverá ser implantando em Santiago, com o objetivo de oferecer consultas oftalmológicas à população).

Na assembleia, foi aprovada a abertura dos dois processos. Com relação à compra compartilhada, ficou definido que os municípios terão até o dia 20 de novembro para manifestar interesse em participar do processo licitatório para adquirir os remédios. Já sobre o Programa Teleoftalmo, o pedido da Secretaria de Saúde de Santiago é que os municípios façam parte do programa, para dividir os custos da contratação dos técnicos, com a contrapartida de receberem um percentual das consultas por mês que são disponibilizadas pelo programa. Na ocasião, ficou definida que as cidades irão avaliar os custos e benefícios a fim de decidirem, ou não, pela adesão.

Já na reunião da AM-Centro, entre os assuntos debatidos estiveram a questão da previdência, as modificações na lei e o retorno do servidor ao trabalho após a aposentadoria. Os prefeitos ainda debateram sobre a possibilidade de encaminhar, ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), um documento solicitando a construção de uma terceira pista entre Santa Maria e Paraíso do Sul. A ideia é realizar uma grande mobilização entre os prefeitos, a fim de garantir a obra.

“Santa Maria se fez presente em mais essa reunião. Precisamos destacar a importância de haver uma sinergia entre o Consórcio e a AM-Centro, para que possamos atingir, da melhor maneira, os nossos objetivos”, ressaltou o prefeito em exercício Sergio Cechin.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo