Por Ana Júlia Müller Fernandes / Do Núcleo de Divulgação Institucional do CCS/UFSM
Nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, o Curso de Farmácia completa 90 anos. Localizado no prédio 26 no Campus Camobi – UFSM, o curso foi pioneiro na cidade de Santa Maria, através da Faculdade de Farmácia. Além de trazer o ensino superior ao interior do estado do Rio Grande do Sul, a Faculdade de Farmácia também foi a célula-mãe da Universidade Federal de Santa Maria, criada pela Lei nº 3.834 – C, de 14 de dezembro de 1960.
Tudo iniciou em março de 1931, quando durante reunião da recém fundada Sociedade de Medicina, no Hospital de Caridade de Santa Maria, o presidente da sociedade, Dr. Francisco Mariano da Rocha manifestou interesse na fundação de uma Escola de Farmácia. A seguir, em 30 de setembro de 1931, foi elaborada uma moção para criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia, dando origem ao ensino Farmacêutico em Santa Maria. O Curso de Odontologia foi efetivado apenas em 1960, com a criação da Universidade de Santa Maria.
Em 2 de dezembro de 1931, houve uma reunião para formar a primeira Diretoria da Faculdade de Farmácia de Santa Maria, cujo primeiro diretor foi o Dr. Francisco Mariano da Rocha. Assim, a instalação da faculdade de Farmácia foi concluída e inaugurada oficialmente, em 27 de fevereiro de 1932. A oficialização do estabelecimento, pelo Governo do Estado, foi decorrente do Decreto nº 5.647 datado de 13 de julho de 1934 assinado pelo Interventor Federal – General José Antônio Flores da Cunha e pelo Secretário João Carlos Machado.
A primeira turma formada de farmacêuticos da Faculdade de Farmácia de Santa Maria colou grau no ano de 1935, com 07 alunos: Alice Grillo; Agueda Pires da Rocha; Celeste Mariano da Rocha; Ely da Costa Maya; Maria Isabel Mello; Mário Ceccon e Nair Beltrão. O baile de formatura foi realizado no salão nobre da Sociedade União de Caixeiros Viajantes (SUCV), no centro de Santa Maria.
Em seguida, foi desencadeada uma campanha, que visava consolidar o Curso e o registro de âmbito nacional, para os diplomas expedidos, sendo a vitória alcançada com a assinatura por Getúlio Vargas, na época Presidente da República e por Gustavo Capanema, Ministro da Educação e Saúde, do Decreto nº 9.586, de 2 de julho de 1942, concedendo reconhecimento à Faculdade de Farmácia de Santa Maria.
No ano de 1946, o Dr. José Mariano da Rocha Filho, sobrinho do idealizador da faculdade, assumiu a direção do curso, permanecendo até 1960, ano da fundação da Universidade Federal de Santa Maria. Até então o curso era pago. Investimentos de empresários, da comunidade médica, dos alunos e suas famílias e da sociedade santa-mariense asseguravam os recursos financeiros que mantinham a faculdade funcionando. A federalização da Faculdade de Farmácia de Santa Maria ocorreu pela incorporação à Universidade do Rio Grande do Sul, em 27 janeiro de
1950, através da Lei nº 1.166.
A criação da UFSM em Santa Maria trouxe diversas mudanças e oportunidades à cidade. Com a construção do Campus Universitário, os cursos, laboratórios e salas de aula foram transferidos para Camobi, distribuindo-se o espaço físico por diversos prédios e distribuindo os professores em muitos departamentos. Após a Reforma Universitária de 1968, a Faculdade de Farmácia passou a denominar-se Curso de Farmácia e Bioquímica e a Direção passou a ser chamada de Coordenação do Curso de Farmácia e Bioquímica.
Conquistas e planos futuros para o Curso
Nos seus 90 anos de história, o curso de Farmácia formou mais de 5000 profissionais farmacêuticos, capacitados para atuarem em diferentes segmentos e campos profissionais. Atualmente são 553 acadêmicos matriculados. O corpo docente do curso é formado por 76 professores, sendo 72 doutores, 03 mestres e 01 especialista. Diversos docentes estão vinculados a diferentes programas de pós-graduação, como: Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (vinculado ao CCS) Programa de Pós-Graduação em Farmacologia; Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Toxicológica; Programa de Pós-Graduação em Química; Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Programa de Residência Multiprofissional Integrada…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.