DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Governo publica decreto e confirma volta obrigatória às aulas presenciais dia 8 no RS

Vale para escolas públicas e privadas e há regras que precisarão ser seguidas

Segundo o governo, momento é propício para a retomada da obrigatoriedade da presença física nas aulas (Foto Reprodução)

Reproduzido do Site do Correio do Povo

O governo do Rio Grande do Sul publicou o novo decreto que torna obrigatório o retorno às aulas presenciais no Estado. O Decreto 56.171 (confira a ÍNTEGRA, no final deste texto), publicado na segunda edição do Diário Oficial nessa sexta-feira, só entra em vigor no dia 8 de novembro, na intenção de dar tempo para as instituições se organizarem e comunicarem os estudantes sobre como se dará o retorno do ensino presencial. 

Segundo a normativa, que revoga o Decreto nº 55.465/2020, restabelece o ensino presencial obrigatório na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) nas redes públicas e privadas do Estado. O texto também assegura a permanência no regime híbrido ou virtual aos alunos que, por razões médicas comprovadas mediante a apresentação de atestado, não possam retornar integral ou parcialmente ao regime presencial.

A decisão do retorno obrigatório foi tomada na reunião do Gabinete de Crise, na última quarta-feira. Na avaliação da equipe do Piratini, tendo em vista a queda das taxas de contaminação e hospitalizações, o avanço da vacinação no Rio Grande do Sul, e diante dos impactos na aprendizagem decorrentes da pandemia, o momento é propício para a retomada da obrigatoriedade da presença física nas aulas.

Confira as principais regras que deverão ser seguidas nas escolas: 

– Distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes. (O novo decreto possibilita que as instituições que não puderem assegurar o distanciamento mínimo devido ao tamanho do espaço físico escolar poderão adotar o sistema de revezamento dos estudantes. Para tanto, deverão assegurar a oferta do ensino remoto naqueles dias e horários em que os alunos não estiverem presencialmente na escola. As equipes gestoras destas instituições de ensino entrarão em contato com suas respectivas comunidades escolares para orientações.);

– Uso obrigatório de máscara;

– Higienização constante das mãos;

– Ambientes ventilados.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo