DestaqueEconomia

NEGÓCIOS. Comércio no Dia de Finados só pode abrir com mão de obra dos donos ou os familiares

2 de novembro é um dos quatro feriados anuais sem acordo para abrir em SM

Por Guilherme Bicca (com foto Freepik) / Da Assessoria de Imprensa do Sindilojas

O dia 2 de novembro, feriado de Dia de Finados, não consta na Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 entre aqueles que têm o funcionamento liberado com mão de obra contratada.

Logo, para abrir as portas na terça-feira (2), o estabelecimento pode contar apenas com mão de obra proprietária (sócios-proprietários e familiares de primeiro grau).

Dia de Finados é um dos quatro feriados do ano em que não há acordo com o sindicato laboral previsto em CCT para funcionamento com mão de obra contratada, junto com Natal, 1º de janeiro e Dia do Trabalhador.

“Sabemos que a impossibilidade de abrir com funcionários atrapalha os lojistas que desejam abrir no feriado, sobretudo aqueles que têm suas lojas em shoppings centers. Porém, esse tipo de decisão não é unilateral. Depende da aceitação também do sindicato laboral. Mas é uma situação excepcional: são 360 dias no ano em que o comércio pode funcionar a pleno, em Santa Maria, ficando apenas cinco feriados com essa ressalva”, explica o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo