SAÚDE. Mais de 5 mil servidores da Prefeitura, já a partir de dezembro, poderão aderir ao plano do IPE
Convênio foi assinado nesta quinta, com vereadores e sindicalistas presentes
Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria assinou, nesta quinta-feira (28), o convênio com o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde). Com a novidade, mais de 5 mil servidores ativos e inativos do Município, além de seus dependentes, poderão ter acesso ao plano de saúde a partir de 1º de dezembro.
A formalização do contrato significa a solução de uma demanda de, pelo menos, uma década dos funcionários da Prefeitura. O ato marcou Dia do Servidor Público, reunindo o presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo, vereadores e representantes sindicais.
“É um legado que deixamos para os nossos servidores, uma conquista da construção coletiva. É a cidade cuidando das pessoas. Nós cuidamos de quem cuida. Isso é mais que um slogan, é a realidade das nossas ações”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom, durante live realizada no Centro Administrativo.
O IPE Saúde contempla serviços como atendimento médico-hospitalar, laboratorial, diagnóstico, tratamento e internação. A contrapartida financeira mensal do servidor que aderir ao plano será de 13,2% incidente sobre o salário, considerando os subsídios ou a remuneração total do cargo ou função permanente. Os itens que entram ou não para o cálculo do salário de contribuição e outros detalhes podem ser conferidos no Portal do Servidor, clicando no botão “IPE Saúde”.
A adesão ao IPE Saúde é facultativa e será feita junto à Coordenadoria de Atenção Integrada à Saúde e Segurança dos Servidores (Caiss), ao lado do prédio do Centro Administrativo Municipal, com entrada pela Praça Aristides Miranda Brum.
O contrato da Prefeitura com o IPE Saúde tem duração de 24 meses e é prorrogável por igual período. Conforme a secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, os planos ofertados pela Unimed Santa Maria aos servidores seguem disponíveis. A Prefeitura de Santa Maria tem, atualmente, 3.619 servidores ativos e cerca de 1,7 mil inativos.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Também acompanharam a assinatura do contrato o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marco Mascarenhas, o presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo, os vereadores Alexandre Vargas, Luci Duartes e Manoel Badke, que fazem parte da comissão especial que acompanhou o tema no Legislativo, e os representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) e do Sindicato dos Municipários, Juliana Moreira e Renato Costa, respectivamente.
“É um momento histórico e marcante. Toda conquista que vem com luta é mais comemorada. Santa Maria já tem 40 mil usuários do IPE Saúde e esse número vai aumentar. Portanto, temos uma grande preocupação em melhorar a rede de atendimento, o que já temos feito”, reforçou Ruivo.
Para Juliana, o momento é de alegria e de expectativa para o futuro.
“Ficamos contentes quando a política vem a somar e vamos acompanhar esse processo de adesão”, disse a integrante do Sinprosm.
Costa foi ao encontro da fala da colega de serviço público. Ele elogiou o trabalho do prefeito e dos vereadores na busca pela viabilização do convênio.
“Concluímos um trabalho de 10 anos. As coisas só se concretizam quando pessoas de coragem assumem a ponta e fazem acontecer”, reconheceu o presidente do Sindicato dos Municipários.
Manoel Badke é o mais antigo integrante da comissão criada para acompanhar a construção do contrato com o IPE Saúde. Para ele, a formalização do convênio foi emocionante.
“A caminhada foi árdua, mas não desistimos nunca. Hoje é o momento mais importante na minha vida política”, ressaltou o vereador.
Alexandre Vargas agradeceu o empenho de Pozzobom e de Júlio Ruivo para tornar o plano de saúde uma realidade para os servidores.
“O senhor não está simplesmente assinando um convênio. O senhor está salvando vidas. Os servidores terão um plano digno”, disse o vereador ao prefeito.
Luci Duartes contou que é usuária do IPE Saúde e pode atestar a qualidade do plano.
“Estou condecorando o meu mandato. Minha primeira ação, no meu primeiro mandato, foi me somar na busca pelo IPE. Posso ser testemunha do quanto esse plano trará benefícios aos servidores”, garantiu a vereadora.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.