DestaqueSegurança

SEGURANÇA. Em nove meses, Receita Federal de Santa Maria apreende o equivalente a R$ 53 milhões

Inspetoria de Livramento está incluída. No RS, apreensões de R$ 278 milhões

Valor das mercadorias apreendidas pela Receita Federal no Brasil chega a 3,5 bilhões de reais em setembro de 2021 (foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa da Receita Federal em Santa Maria / Informações e texto

No ano de 2021, de janeiro até o final de setembro, o valor total das mercadorias apreendidas pela Receita Federal em todo o Brasil chegou aos 3,5 bilhões de reais. Esse valor é maior do que o resultado de todo o ano de 2020.

Estes montantes referem-se apenas a mercadorias, não incluindo apreensões de drogas ilegais, como cocaína e maconha.

Cigarros e similares lideram o ranking dos produtos mais contrabandeados (e interceptados). Em seguida, estão os eletroeletrônicos. Os itens de vestuário ocupam a terceira posição neste ranking nacional de apreensões, logo à frente dos veículos.

As apreensões feitas no Rio Grande do Sul equivalem a aproximadamente 8% do total, ficando em 278 milhões de reais. No Rio Grande do Sul, as bebidas alcoólicas ocupam a quarta colocação.

Em defesa da economia e dos empregos brasileiros

O combate ao contrabando e ao descaminho, assim como ao tráfico de armas e drogas, é uma das funções primordiais da Receita Federal.

Além de evitar a entrada de produtos potencialmente perigosos à saúde da população, a fiscalização aduaneira garante a segurança de nossas fronteiras, salvaguardando a soberania da nação.

Mercadorias contrabandeadas e falsificadas podem até parecer inofensivas, mas sua entrada descontrolada no Brasil destrói a indústria nacional, arrastando milhões de brasileiros ao desemprego.

O destino dos itens apreendidos

Todos os produtos apreendidos são revertidos em benefício da sociedade brasileira. Em muitos casos, isso acontece através da destinação de mercadorias a entidades e prefeituras.

Em outros casos, os itens são vendidos em leilões. A arrecadação obtida neles ajuda a financiar ações do Estado brasileiro como a garantia dos direitos do povo, o fomento ao crescimento da economia nacional e o combate à pandemia da Covid-19.  Como exemplo, em Santa Maria parte da bebida apreendida é TRANSFORMADA em álcool em gel, através de parceria com o Colégio Politécnico da UFSM.

Resultados das apreensões na região de Santa Maria

Na área de jurisdição da Delegacia da Receita Federal em Santa Maria, da qual faz parte a Inspetoria de Santana do Livramento, o total de apreensões de janeiro a setembro deste ano foi de 53 milhões de reais.

As categorias de itens mais comuns são: eletroeletrônicos (11,2 milhões ), vestuário (9,3 milhões), itens de informática (3,7 milhões), veículos (3,4 milhões) e bebidas alcoólicas (2,7 milhões).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo