Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira
As artes cênicas do RS ganharam um importante reforço às suas atividades com a aprovação, nesta terça-feira, 5, pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, de dois projetos de lei de autoria do deputado Valdeci Oliveira (PT). Os PLs 53 e 54/2021, que em agosto haviam recebido pareceres favoráveis na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento estadual, incluem, no Calendário Oficial de Eventos do RS, o Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, de Rosário do Sul, e os festivais realizados em 16 municípios que compõem o Coletivo Interior em Cena.
Por terem caráter terminativo, ambas as propostas estão aptas a virarem lei. Assim, o segmento teatral do interior gaúcho recebe uma chancela que contribui na busca de apoiadores e patrocinadores às suas atividades. “O Festival de Rosário do Sul está consolidado, tem 20 anos de brava atuação e precisava desse reconhecimento, não apenas para fortalecer a cultura do município, mas de todo o estado”, afirma Valdeci sobre o evento que reúne artistas do RS, SP, RJ, SC e PR, além de grupos da Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia e Paraguai.
Já o Coletivo Interior em Cena é composto por realizadores e curadores de festivais de teatro de diversos estados brasileiros e que recebem trupes de vários países da América do Sul. Integram o Coletivo grupos teatrais de Santa Rosa, Rolante, Itaqui, Gravataí, Uruguaiana, Santiago, Canoas, Três Coroas, Viamão, Santo Ângelo, Erechim, Osório, Sapiranga, Canela e Capão da Canoa. “São festivais que merecem receber todo o apoio para se consolidarem dentro da rota turístico-cultural do Rio Grande do Sul”, acrescentou Valdeci.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.