Arquivo

Congresso. Sarney se retira da disputa e abre caminho para PMDB e PT controlarem o parlamento

A foto é antiga, de dezembro de 2007, feita por José Cruz, da Agência Brasil. Mas o significado é o mesmo. Tião Viana, do PT, terá o apoio de José Sarney, do PMDB, para presidir o Senado nos dois últimos anos desta legislatura.

 

Com o que se encaminha para que os partidos maiores, PMDB na Câmara e PT no Senado, controlem política e administrativamente as duas casas do parlamento. E a oposição, pelo menos no que toca ao Senado, ficou “sem chão”, nas palavras do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo, como você pode conferir no texto a seguir:

 

“Sarney libera Jucá para negociar apoio a Tião Viana…

 

… Sentado numa poltrona do fundo do plenário, José Sarney (PMDB-AP) chamou Tião Viana (PT-AC). Conversaram demorada e amistosamente. Principal opção do PMDB à sucessão do Senado, Sarney queria ser visto ao lado de Tião Viana, o petista que concorre ao comando da Casa com o apoio de Lula.

 

Em reunião realizada na noite da véspera, Sarney autorizara Romero Jucá (PMDB-RR), líder de Lula no Senado, a costurar o apoio do partido à candidatura de Tião. Com esse gesto, Sarney deixou sem chão os líderes oposicionistas José Agripino Maia (RN), do DEM, e Arthur Virgílio (AM), do PSDB.

 

Agripino e Virgílio negociavam há semanas o apoio da oposição a Sarney, contra Tião Viana. Um dos interlocutores da dupla era justamente Romero Jucá…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “Sarney libera Jucá para negociar apoio a Tião Viana”, de Josias de Souza. E clique aqui para ler outras notas e artigos do jornalista da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo