DestaqueSegurança

TRÂNSITO. “Balada Segura” aborda mais de 100 veículos, recolhe três e faz 23 autuações na cidade

Ação durou seis horas entre a tarde e a noite deste domingo, na Hélvio Basso

Barreiras montadas ontem em dois pontos da Avenida Hélvio Basso. Foram 101 veículos abordados (Foto Divulgação/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 21ª Balada Segura entre as 17h e 23h deste domingo (21). As barreiras foram instaladas nos dois sentidos da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione. A operação resultou na abordagem de 101 veículos. Destes, foram constatados que 17,82% cometeram alguma infração de trânsito.

Durante a realização da Balada Segura, foram seguidos todos os protocolos de segurança para coibir a proliferação do coronavírus, com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para condutores e passageiros.

Conforme explica o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, do total dos condutores abordados, três foram autuados por embriaguez: um condutor possivelmente havia ingerido algum tipo de bebida alcoólica, pois não colaborou com a operação, recusando-se a realizar o teste de etilômetro; e dois condutores ingeriram bebida alcoólica sendo constatado o resultado de 0,14mg/l e 0,28mg/l na contraprova dos testes do etilômetro, sendo aplicada as penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na operação, também foram abordados cinco veículos com o licenciamento vencido. Foi oferecida a opção para o pagamento dos débitos através de aplicativo bancário, como prevê a Lei Estadual 55.514/2020 denominado Veículo Legal e regulamento pelo Decreto 55.735/2021, onde, em ações de fiscalização programadas, pode ser ofertado aos condutores regularizar os débitos no local. Com o pagamento, o veículo não é removido, dispensando apenas a aplicação da medida administrativa do ART. 230V. Do total, três condutores optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa, já outros dois não pagaram, sendo removidos os veículos, como prevê o CTB. 

Ainda, durante a Balada Segura, um condutor foi flagrado conduzindo veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão ou autorização para dirigir, e um condutor com CNH suspensa, sendo aplicadas as penalidades de acordo com o CTB. Um motorista, que trafegava pela Hélvio Basso no momento da blitz, parou e estacionou o veículo deixando em local próximo onde era realizada a operação. Como o local é sinalizado com R-6c (proibido parar e estacionar), neste caso específico, foi aplicada a medida conforme o CTB e o veículo precisou ser removido.

A 21ª Balada Segura teve a participação de nove agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), do Programa Vida no Trânsito, e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Campanha Municipal de Segurança no Trânsito, fez a distribuição de panfletos e orientou os condutores para a prevenção de acidentes no trânsito.

Dados da Operação:

Veículos abordados: 101
Veículos autuados: 18
Veículos recolhidos: 3
Condutor sem CNH: 1
Condutor CNH suspensa: 1
Total de autuações: 23
Testes de etilômetro: 98
Autuados por recusa: 1
Autuados por teste: 2
Autuados por crime: 0
Total autuados embriaguez: 3

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo