DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Mesa Diretora e pressão sobre CCs, previdência, PC do B, Luciana Genro e Alckmin fora

CCs de Luci e Bolinha vivem a expectativa de exoneração a 10 dias do Natal

Por Maiquel Rosauro

O clima está fervendo no Palacete da Vale Machado. Nesta quarta-feira (15), circulou a informação de que cargos de confiança (CC) dos vereadores Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), na Mesa Diretora, teriam sido exonerados. O fato não se confirmou, mas foi o suficiente para agitar o delicado ambiente político e colocar pressão sobre os CCs.

O Site apurou que, pelo menos, um servidor teria sido chamado à Sala da Presidência e informado sobre sua exoneração. A notícia logo se espalhou e gerou indignação nos corredores do Parlamento.

Bolinha e Luci fazem parte do grupo que elegeu João Ricardo Vargas (PP) à presidência, em janeiro. Neste final de ano, a dupla trocará de lado e votará em Valdir Oliveira (PT) para presidente, manobra que deve dar a vitória ao petista.

Uma fonte ligada à Presidência da Casa afirma que ninguém foi exonerado. A impressão é de que o fato causou uma inesperada repercussão negativa até entre vereadores do grupo de João Ricardo Vargas.

Nos bastidores, o clima entre os CCs é de apreensão. Mesmo aqueles que estão em férias acompanham com indignação a possibilidade de exoneração a menos de dez dias do Natal.

“Estamos na expectativa se vai se confirmar ou não. Isso é uma sacanagem, nunca aconteceu algo parecido. Eles estão privando a gente de um final de ano”, disse um servidor ao Site.

28 de dezembro

A última sessão plenária de 2021, quando será realizada a eleição da Mesa Diretora, ocorrerá em 28 de dezembro, uma terça-feira, a partir das 15h. É o que prevê projeto de resolução legislativa, de autoria da Mesa Diretora (AQUI). 

Todos os vereadores já estão cientes da data. Desta forma, não haverá sessão plenária em 30 de dezembro, quinta-feira.

Prefeito santa-mariense Jorge Pozzobom despediu-se do, agora, ex-tucano Geraldo Alckmin (Foto Reprodução)

Adeus, Alckmin

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se despediu do PSDB nesta quarta-feira (15). Ele esteve filiado ao partido durante 33 anos. Alckmin é cotado para se filiar ao PSB e ser candidato a vice-presidente na chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), publicou um comentário no anúncio de desfiliação de Alckmin no Facebook.

“Nós do PSDB nunca vamos esquecer o quanto contribuíste para o Brasil. Muito obrigado de coração por tudo”, postou Pozzobom.

Previdência

Na terça (14), os vereadores aprovaram projeto de lei do Poder Executivo que institui o Regime de Previdência Complementar para servidores do município. A proposta adequa o município à Legislação Federal e evita quaisquer tipos de decorrências negativas ao Município em razão do descumprimento ao mandamento constitucional, como a não emissão de Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), não repasse de transferências da União e não concessão de financiamento.

Confira a proposta na íntegra (AQUI).

PCdoB

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil do Rio Grande do Sul (PCdoB/RS) realizou domingo (12) reunião para eleger seus órgãos partidários. Na Executiva Estadual, está presente o presidente municipal da sigla, Alexandre Pahim, que também integra a Comissão Política junto com o vereador santa-mariense Werner Rempel.

O professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Diorge Konrad, foi indicado para a Comissão do Centenário do partido. Os mandatos nas comissões têm duração de dois anos.

Luciana Genro

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) estará em Santa Maria, nesta quinta-feira (16). Ela divulgará o Projeto de Lei 211/2020, que determina o uso de câmeras em fardas e viaturas policiais. 

A parlamentar estará acompanhada da família de Gustavo Amaral, jovem engenheiro negro morto durante uma ação da Brigada Militar, em 2020, que dá nome ao projeto de lei.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Picolé de Chuchu, até prova em contrário, politicamente está restrito ao estado de SP. Se Molusco com L. formar a chapa deve estar pensando que no NE se garante, mas em São Paulo não.

  2. A improdutiva CVSM é um mundo à parte. Um monte de dinheiro público jogado fora para sustentar interesses pessoais e um festival de bizarrices, que passam longe do interesse e necessidades da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo