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COMUNICAÇÃO. Prefeitura mostra estratégia nas redes sociais em seminário promovido pela Famurs

Apresentação aconteceu em evento na capital entre a sexta e este sábado

Ramiro Guimarães (secretário) e Camillo Licínio (diretor de criação) apresentaram o “case” no evento da Famurs (Foto Divulgação)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

As redes sociais possuem ferramentas que ajudam a fortalecer o relacionamento entre as pessoas e potencializam a comunicação e o engajamento do Executivo Municipal com a comunidade. Para debater estratégias nos meios virtuais e novas formas de comunicar boas mensagens, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promoveu o 1º Seminário de Comunicação, que teve como tema “A inovação como ferramenta de desenvolvimento para o município”.

Mais de uma centena de profissionais da área de comunicação de prefeituras e órgãos públicos participaram das palestras que ocorreram no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, na sexta-feira (10) e no sábado (11).

Representantes da Secretaria Extraordinária de Comunicação participaram do seminário. O secretário Ramiro Eisinger Guimarães e o diretor de criação da secretaria, Camillo Licinio, apresentaram “O Instagram como ferramenta de comunicação e o case da Prefeitura de Santa Maria que potencializou o número de vacinados durante a pandemia”, na tarde de sexta-feira. 

“O número de seguidores no Instagram institucional deu um salto, tomou grandes proporções e saiu do meio virtual porque estamos em uma cidade com predominância jovem. Com o início da vacinação, pensamos numa estratégia de comunicar de forma leve e bem humorada, já que o assunto pandemia é complexo. Através de memes, que remetiam a fatos da época de cada idade, como filmes e músicas, encontramos a forma de trazer um pouco do saudosismo de um tempo e, assim, informar as pessoas sobre a vacinação. Além disso, outras ações institucionais também seguiram nessa ideia e viramos notícia no Jornal do Almoço, da RBS TV, em jornal impresso, e até fora do Estado”, explicou o secretário. 

Guimarães observou que a equipe sempre trabalha de maneira muito responsável e, principalmente, procura saber onde está e para qual público estará falando. Para que as mensagens divulgadas do Instagram tivessem um alcance ainda maior, também foi utilizado o envio de mensagens via grupos de WhatsApp.

“Começamos a brincar mais e mais. Mas o perfil do Instagram da Prefeitura não é uma página de humor, mas, sim, uma página com humor. Além de focar na vacinação, outros assuntos também renderam memes, como a renegociação de dívidas e o furto de tampas de bueiros. Com essas ideias, queremos deixar o legado que o serviço que engaja é aquele repassado com leveza”, reforçou Ramiro.

Para Camilo, o mentor e idealizador dos memes, o que soma muito na hora da criação é poder contar com profissionais dentro da secretaria de Comunicação de diferentes idades. 

“Com o pensamento coletivo e a bagagem cultural, juntamos os elementos da cultura pop antiga, saudosista. Assim, também surgiu um dos personagens que esteve mais em evidência durante o período da vacinação, a figura do estagiário. Ele foi aceito como o personagem que aparecia chamando para a vacinação. No processo de criação, independentemente do tema, é possível adequar o conteúdo com humor”, lembrou Camilo.

Estatísticas

Durante a participação, foram apresentados números que refletem o engajamento no repasse de informações com qualidade para a população:

– O Instagram é a 4ª rede social mais popular
– No Brasil, já são mais de 110 milhões de usuários
– Mais de 1.386 bilhões de usuários no mundo
– 65% de usuários entre 18 e 24 anos

Em Santa Maria:
A conta @prefeituradesantamaria teve crescimento de mais de 2.000% (entre março de 2020 e novembro de 2021)
– 15 milhões de pessoas (nos últimos 12 meses)
– 14 milhões de impressões (últimos seis meses)
– Média de 15 mil pessoas alcançadas por post…”

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