POLÍTICA. Câmara fecha o ano com última sessão ordinária e pauta única: eleição dos novos dirigentes
Atual Mesa Diretora também apresenta o seu relatório da gestão deste ano
Conforme Resolução aprovada em 9 de dezembro (veja a íntegra ao final deste texto), a Câmara de Vereadores encerra o ano legislativo de 2021 nesta terça-feira, dia 28, e não na quinta, 30, como era tradicional. De todo modo, antecipa-se o início do recesso de verão, mas não se muda o essencial: a sessão derradeira do ano tem como pauta única a eleição e posse dos novos integrantes da Mesa Diretora. É o comando do parlamento em 2022.
Antes da apresentação de chapas e do pleito propriamente dito, a tual direção da Casa, sob a presidência de João Ricardo Vargas (PP) faz a leitura do relatório de Prestação de contas da gestão de 2021.
Quanto à eleição, tem-se como certa a inscrição da chapa liderada pelo petista Valdir Oliveira e pela pedetista Luci Duartes, pela oposição. E que é considerada favorita, pois teria o voto de 12 dos 21 edis. A situação, de todo modo, deverá apresentar-se também, sob a liderança de Paulo Ricardo Pedroso (PSB). Pelo Regimento Interno, a direção eleita é mista, com quatro integrantes da chapa vencedora e dois da perdedora.
Também não é improvável – embora em anos anteriores a decisão ficou para depois – que também se decidam os integrantes das comissões temáticas permanentes e se anunciem os novos líderes de bancadas e de blocos partidários.
Fecha o ano como começou, nada digno de ser considerado útil.