DestaqueSanta Maria

POLÍTICA. Última semana do ano tem seu ponto alto com a sucessão na Mesa Diretora da Câmara de SM

Tendência é a inversão no comando administrativo do parlamento municipal

Petista Valdir Oliveira e pedetista Luci Duartes são o presidente e a vice-presidente da chapa “Construção 2022” (Fotos Reprodução)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Há um ano, nessa altura, já se sabia: um grupo de 11 vereadores havia constituído um “Pacto” pelo qual João Ricardo Vargas, do Progressistas, seria eleito presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria com o apoio de seu partido, o PP (quatro edis), e também de MDB (3), PSB (2), PDT (um) e PSL (um). E assim aconteceu, na primeira sessão da atual Legislatura.

Essa aliança escanteou os governistas PSDB, DEM e (mais adiante) Republicanos, além da esquerda, com PT e PC do B. Mais, o grupo já alinhavava então o candidato a presidente para o segundo mandato, o pessebista Paulo Ricardo Pedroso.

Passados 12 meses e na véspera de nova eleição interna, marcada para esta terça-feira, 28, 10 entre 10 observadores não têm dúvida: haverá inversão no controle politico-administrativo no parlamento. Fissuras internas no grupo ainda no comando, desgastes politicos e pessoais e descontentamentos com a gestão da Casa levaram a pelo menos duas dissidências. A vereadora única do PDT, Luci Duartes, e um dos edis do MDB, Adelar Vargas, decidiram mudar de posição e se incorporaram ao agrupamento batizado de “Construção 2022”.

Assim é que, se nada extraordinário sobrevier, e isso parece algo muito distante e longínquo no horizonte politico, Valdir Oliveira, do PT, será o próximo Presidente do Legislativo santa-mariense. A Vice-Presidência será ocupada pela vereadora Luci Duartes, do PDT. Eles serão chancelados por 12 votos, obtidos do PT (três), PSDB (três), Republicanos (dois), DEM (um), PC do B (um), PDT (um) e MDB (um).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo