Arquivo

’Viúva Porcina’. Gaurama perde Balbinotti, que foi sem nunca ter sido ministro da Agricultura

A famosa personagem da novela Roque Santeiro, do início dos anos 80, vai e volta no mundo real. Aquela “que foi sem nunca ter sido” se personifica à perfeição em Odílio Balbinotti, ex-futuro ministro da Agricultura do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Esse gaúcho filho de Gaurama (como este que vos escreve, aliás), pequeno e progressista município do norte do Estado, e que se elegeu deputado federal pelo Paraná, está meio (ou inteiro) encrencado com a Justiça, com processos correndo em segredo de Justiça (embora todos os veículos de comunicação já dão detalhes dos casos) no Supremo Tribunal Federal.

 

Mesmo assim, o maior plantador de sementes de soja do Brasil foi indicado para assumir o Ministério da Agricultura. Diz-se que os padrinhos, abençoados pela presidência do PMDB, foram os governadores Blairo Maggi, também gaúcho, de Mato Grosso, e Roberto Requião (esse nem tanto), do Paraná. E foi aceito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

De qualquer forma, após anunciado (mas não nomeado), Balbinotti deve ter se arrependido, tamanha foi a exposição pública de seus “probleminhas” judiciais. O resultado é que, na tarde deste sábado, ele desistiu. Um constrangimento a menos para o titular do Planalto, que agora tem, para analisar, uma listinha já pronta de outros deputados do PMDB, dentre os quais escolherá um. Consta que o favorito é Waldemar Moka, ruralista dos grandões, como Balbinotti, mas não encrencado quanto o gaúcho gauramense de nasimento.

 

Sobre a desistência do que foi sem nunca ter sido, e os nomes dentre os quais sairá seu substituto, confira a reportagem de Leandro Colon, da sucursal de Brasília do G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A seguir:

‘Recebi muita pressão’, diz Balbinotti

Ao G1, deputado acusa adversários pelo vazamento de informações pessoais. Em carta a Temer, ele pede para ser retirado das indicações na reforma ministerial.

O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) confirmou ao G1 neste sábado (17) a desistência de ocupar o ministério da Agricultura. “Desisti porque recebi muita pressão”, afirmou.

O deputado disse que está “triste” pelas calúnias que alega ter sofrido nos últimos dias e acusou seus adversários pelas acusações que o levaram a desistir da indicação. “A maldade dos meus adversários venceu minha paciência. Adversários servem para isso”.

Em carta entregue ao presidente do PMDB, Michel Temer, na tarde deste sábado, Balbinotti pede que seu nome seja retirado das indicações do partido. “Agradeço a honrosa lembrança do presidente da República, aos companheiros da bancada e o todos que o apoiaram nessa indicação”, diz. 

“Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil. Responderei a todos e os esclarecerei, como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência”, afirma.

O recuo de Balbinotti atende a um desejo do comando do PMDB que torcia para que ele anunciasse por conta própria a desistência em ser ministro. Maior produtor de sementes de soja do país, Balbinotti perdeu força depois que…”

 SE DESEJAR ler a íntegra clique aqui.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo