Terceiro mandato. Por que se fala tanto, se o principal interessado nele garante não querer?!
Bem que eu desconfiava, porém não tinha muita segurança para falar no assunto. Mas, que diabo, se as principais lideranças do partido dele, o PT, e o próprio, Luiz Inácio Lula da Silva, sempre descartaram a hipótese de um terceiro mandato – pelas mais variadas razões – por que, então, dia sim, dia também, o assunto está nas páginas, telas e microfones da mídia grandona (e da que se acha)?
O que era só uma conjectura mental sem estruturação escrita se transformou em certeza ao ler a lúcida observação que li no blogue do excelente repórter Leandro Fortes, da revista Carta Capital. Confira e você mesmo extrai a conclusão que te parecer mais adequada. A foto é dee Valter Campanato, da Agência Brasil. Acompanhe:
Um terceiro mandato, pelamordedeus
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto), além de ter sido beneficiado com a manobra da reeleição, colocada em prática via mudança da Constituição, foi um dos avalistas internacionais do terceiro mandato de Alberto Fujimori, do Peru. Tanto, e de tal forma, que Fujimori, atualmente às vésperas de ser julgado por crime de corrupção, tráfico de armas e genocídio pela Justiça peruana, arrolou FHC como testemunha.
Incrível, né? Fernando Henrique Cardoso alterou a Constituição Federal, à custa de um escândalo de compra de votos no Congresso Nacional, para emendar um segundo mandato, com apoio irrestrito da mídia nacional. Em outro front, dava apoio político e diplomático a Fujimori, conhecido bandoleiro internacional, dado a censurar jornalistas e assassinar opositores, para que El Chino conseguisse um terceiro mandato no Peru. Sobre o que estamos falando mesmo? Ah, sobre o terceiro mandato, idéia rejeitada, sistematicamente, pelo supostamente (vocábulo adorado dos jornais, nos últimos tempos) principal interessado, a saber, o presidente Lula.
A insistência sobre o tema, ainda tocado em clima de factóide, é tão óbvia que chega a ser cansativo dissertar sobre ela. Estancado em níveis de popularidade jamais alcançados por outros presidentes na história deste país, Lula vive em…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outros textos do jornalista Leandro Fortes, da revista Carta Capital, no blogue Brasília, eu vi.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.