Coluna Observatório. Agora se sabe o tamanho de cada um no PT
Fabiano, Pimenta e Valdeci. Ou 40%, 27% e 14%. Ou não é isso?
Até domingo passado, o que havia era chute. Um ou outro, próximo da realidade. No entanto, por uma incrível conjunção de apoios diversos a candidatos a presidente nacional, é possível supor, com números, o tamanho de cada uma das grandes lideranças do PT em Santa Maria.
Assim, individualmente, o grupo que se reúne em torno de Fabiano Pereira, notou-se agora, é o maior. Seu candidato, Jilmar Tatto, obteve 537 votos. Ou 43% dos 1.237 votos totais. Admita-se que uma minoria não seja fabianista. Mas, certamente, 40% é possível supor que sejam ligados a Fabiano.
A segunda maior corrente interna em Santa Maria é a PT Amplo, cujo líder é Paulo Pimenta. Obteve, junto com a Democracia Socialista, 369 votos para José Eduardo Cardozo. Diz-se que 40 deles foram obtidos pela DS. Sobrarão, para facilitar o cálculo, 330 votos. Ou 27%.
E o terceiro maior nome do PT santa-mariense, internamente falando, é Valdeci Oliveira, que com as correntes Unidade na Luta e Ação Democrática, obteve 244 votos para Ricardo Berzoini. Segundo fontes petistas, a AD e a UL têm 30% desses votos, ou 75. Ficam, arredondados, 170 obtidos diretamente pelo prefeito. O que significa 14%.
Resumindo, as grandes figuras públicas do PT em Santa Maria têm, respectivamente, 40% (Fabiano), 27% (Pimenta) e 14% (Valdeci). Lendo esses números é possível entender por que ninguém vence sozinho uma convenção petista. Os 9% não computados, que indicam votos independentes, da Unidade da Luta, Democracia Socialista, Ação Democrática e Articulação de Esquerda (Cristiano Schumacher), são decisivos na hora de uma aliança interna.
EM TEMPO: neste final de semana, as três figuras aqui citadas, e também seus aliados, se reúnem pela enésima vez desde domingo passado. Tratarão dos últimos detalhes do acordo já firmado (confira mais, clicando aqui), e pelo qual o grupo fabianista ganha mais espaço no governo municipal, além de emplacar Dionizio Kuchinski na presidência por metade do mandato da Executiva.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.