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ESTRADAS. Ligação Passo do Sobrado-Santa Cruz pode desafogar trânsito para Porto Alegre

Reunião, ontem, em Porto Alegre: se prefeituras participarem, processo será agilizado

A ideia é essa, se concretizada obra entre as duas comunas próximas a Santa Maria. E o assunto – como agilizar a ligação asfáltica – foi discutido ontem, na secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, com a presença, entre outros, do líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira (PT), de cuja assessoria é o material abaixo. O texto e a foto são do jornalista Tiago Machado. Acompanhe:

Estudo de Viabilidade é o próximo passo, diz Beto Albuquerque

A mobilização pela criação de uma nova ligação asfáltica entre Passo do Sobrado e Santa Cruz do Sul via ERS 405 ganhou um importante aliado: em reunião na Secretaria de Infraestrutura e Logística, no final da tarde de quarta (23), em Porto Alegre, o titular da pasta, Beto Albuquerque apoiou a iniciativa, que pode representar o desafogamento da RST 287. Diante de uma comitiva de autoridades da região do Vale do Rio Pardo, liderada pelos deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Marcelo Moares (PTB), o secretário disse que o primeira medida a ser tomada para que o projeto da obra comece a tramitar oficialmente é a realização do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA). Beto sugeriu que o estudo seja contratado pelas prefeituras de Passo do Sobrado e Santa Cruz e não pelo DAER, em virtude do excesso de demandas no departamento estadual. “Isto agilizaria a conclusão do levantamento em muitos meses”, disse o secretário.

A sugestão foi acatada pelo prefeito de Passo do Sobrado, Caio Baierle, que agora discutirá isso com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (AMVARP). “É uma questão bastante viável e podemos ainda contar com a parceria da Universidade de Santa Cruz (Unisc)”, afirmou Baierle.

Os diretores do DAER que acompanharam a reunião esclareceram que a construção da nova estrada terá de cumprir uma série de etapas burocráticas. Depois do EVTA, será necessário formalizar a estadualização da ligação entre os dois municípios , que hoje é de chão batido, e depois se contratar o projeto técnico da obra. “Sabemos que esta não é uma demanda para ser efetivada em curto prazo. Mas se não começarmos a criar as condições agora, o projeto vai demorar muito mais”, disse o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira .

Segundo Valdeci, esta obra também beneficia a região Central indiretamente já que se realizada desafogará muito a movimentada RST 287, principal ligação de Santa Maria e municípios vizinhos com Porto Alegre e com as regiões do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. “A obra tem impacto regional e até estadual”, atesta.” 

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10 Comentários

  1. Vamos por partes:
    Jairo Meira:
    Leio seguidamente jornais da região e vou seguidamente a algumas das cidades dali, pois tenho família morando em Santa Cruz e Venancio Aires, e não lembro de ter visto “a comunidade” se manifestando tanto quanto você fala por esta nova rodovia.

    Ivan Sebben (01)
    Realmente faz algum tempo que não passo pelas rodovias RS 405 e RS 244, pois está muuuuito tranquilo viajar pela RST 287 e BR 386 (Tabaí-Canoas) de Santa Maria a Porto Alegre.
    Costumo passar por Santa Cruz em horários variados, normalmente em final de manhã (entre 11 e 12:30 horas) e final de tarde (entre 17 e 19 horas) e apesar de haver movimento, não considero nada de excepcional se comparado a outras rodovias no mesmo horário, como BR 386 entre Lajeado e Estrela e mesmo a BR 116 entre o Vale dos Sinos e Porto Alegre (lá sim, um graaande inferno de engarrafamentos).

    Ivan Sebben (02)
    Veja você se lê e entende…

    Tio Jura
    Me reservo o direito de não debater com pessoas sob efeito do santo daime PTista… rs…

  2. Acho que o Luiz deveria aprofundar conhecimentos sobre o Programa Brasil Alfabetizado. A ação da obra não é do PT. É pluripartidária. Os deputados Schuch, Marcelo Moraes e Edson Brum não são do PT. O Brum inclusive é do mesmo partido que ele, o politizado PMDB. Será que todos esses partidos e deputados tão equivocados nesta iniciativa e só o bom Luiz caminha na direção correta?

  3. Como morador de Passo do Sobrado e conhecedor das rotas à Porto Alegre e toda região do Vale do Rio Pardo, queria perguntar ao Sr. Luiz quanto tempo faz que não passa pela RS 405 e RS 244, rota por Passo do Sobrado, Vale Verde, Gen Câmara para Porto Alegre para dizer que a estrada não está em perfeito estado de conservação, com sinalização nova e revitalizada em toda a sua extensão??? Outra perguntinha básica, por onde o Senhor passa, pra afirmar que o trecho entre o acesso a Passo do Sobrado e a BR 471 (Santa Cruz do Sul) não é um gargalo. Ou o Senhor passa por aqui de madrugada ou é mal intencionado, pois esse trecho é alto tráfego de caminhões, principalmente pelo tráfego de caminhões em virtude das indústrias de tabaco de Sta Cruz do Sul. A pavimentação do trecho entre a RS 405 e o Distrito Industrial de Sta Cruz do Sul e dali à BR 471 que dá acesso à Rio Pardo, custará aproximadamente 15 milhões de reais, valor muito abaixo do que duplicar qualquer trecho nas proximidades de Santa Cruz do Sul, visto que se trata de região que de serra, onde hoje teria dificuldades inclusive de liberação pelos órgão de controle ambiental. Nesse caso ainda nem estou falando nos benefícios que trará para o desenvolvimento regional de Passo do Sobrado, Vale verde e outros municípios da nossa região. Talvez o Senhor seja daqueles que deseja que todos os investimentos sejam feitos ao redor do seu umbigo. Tenho dito.

  4. Por obséquio:
    Não aparece UM ÚNICO PTista para defender mais esta ação de seu líder?
    Vamos lá pessoal…
    Cadê a infantaria PTista??

  5. É. Talvez toda a comunidade de Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires, que reivindica a obra e mora lá, esteja errada. E o Luiz que não vive o dia a dia da comunidade lá, é apenas um transeunte, esteja certo.

  6. Luiz. concordo plenamente com vc.. nao entendo porque uma nova rota.. essa existente, que passa por general camara. passando por charqueadas… ligando com a 290 poderia ser duplicada, ao menos conservada. ja viajei algumas vezes por ali, pra fugir da 116 , indo pra eldorado do sul. basta duplicarem aquele trecho do trevo de vera cruz ate o pedagio de venancio. essa estrada nao e laaaa essas coisas de congestionada. exceto nas proximidades de santa cruz. onde entronca com o trecho que vai pra rio pardo. o ideal seria duplicar ao menos de santa cruz ate tabai.. resolve o problema, querem agradar a quem com esse projeto de outra rota? se nao ao menos todos os municipios, por dignidade , deveriam ter acesso asfaltico. olha o caso de sao martinho da serra, porque entao nao terminam o asfaltamento do trecho de da 149 q liga a 392 ate santa margarida do sul. essa sim seria mais do que prioridade. pra quem vai de santa maria a sao gabriel, ter q fazer 150 kms indo la a rosario do sul. ou ao trevo da 392 com a 290 e andar mais 80 kms ate sao gabriel. outra seria a ligacao da rs630. que liga sao gabriel a dom pedrito. imagina ir de santa maria a dom pedrito. ter q ir a livramento , ou a bage pra ir a dom pedrito.o trecho mais curto de SM a dom pedrito da 290kms.. por esse novo treco daria 240kms. e beneficiaria a regiao da fronteira. ligando a 290 a 293. dom pedrito. bage. agradecem..

  7. Viajo a Porto Alegre pelo menos a cada 15 dias, e durante vários anos utilizei a estrada que liga a RST 287 à BR 290, passando por Passo do Sobrado, General Câmara, São Jerônimo, Charqueadas e saindo a 200 metros do pedágio da BR 290, próximo a Guaíba.
    Era uma estrada boa, tranquila, segura (apesar das muitas curvas) e bem sinalizada.
    Ocorre que nos últimos anos (uns 8 anos, pelo menos) a estrada foi tomada por caminhões e abandonada pelo governo do Estado.
    Virou “terra de ninguém”, e o resultado foi a multiplicação de buracos e o aumento do risco para veículos leves.
    Inventar uma “nova estrada” que ligue Passo do Sobrado a Santa Cruz do Sul é uma grande bobagem.
    A RST 287 no trecho de antes de Santa Cruz do Sul até o atual acesso a Passo do Sobrado não é uma estrada com “gargalos” que justifiquem investir dinheiro, tempo e esforço público em uma nova rota.
    Se fosse o caso, seria de muito mais utilidade investir na construção de terceira pista em mais trechos de aclive (ou mesmo nas retas) nas cercanias de Santa Cruz, a exemplo do que foi feito próximo a Venancio Aires e na duplicação do trecho urbano de Santa Cruz da rodovia que liga a RST 287 em direção a Rio Pardo.
    Fazer qualquer outra coisa é apenas atender a caprichos pessoais de políticos que querem alimentar a vaidade com o nome na placa de inauguração.

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