DestaqueSaúde

CIDADE. 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental inicia nesta quinta-feira (20), em Santa Maria

Comissão organizadora estabeleceu uma série de cuidados sanitários

Por Bruna Homrich / Sedufsm

Terá início nesta quinta-feira (20), às 17h30min, a 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental, em Santa Maria. O evento ocorre no Itaimbé Palace Hotel (R. Venâncio Aires, 2741 ) e se estende até a sexta, dia 21. As pré-inscrições podem ser realizadas neste link.

Tendo em vista o cenário de maior contágio trazido pela variante ômicron, a comissão organizadora da Conferência estabeleceu uma série de cuidados sanitários a fim de que as atividades sejam desenvolvidas em segurança. Ao todo, o auditório do hotel comporta no máximo 800 pessoas. Inicialmente, o evento limitara um público de até 300 pessoas. Agora, porém, o limite foi ainda mais reduzido, de forma que no máximo 150 pessoas poderão participar da atividade. Isso representa apenas 20% da capacidade total do auditório. Os debates ocorrerão em oito salas. Em cada uma delas serão alocadas, no máximo, 20 pessoas.

Outras medidas de prevenção adotadas é a exigência do passaporte vacinal para os e as participantes do evento, além da oferta de máscaras cirúrgicas (com maior capacidade de proteção) e de álcool em gel a quem necessitar. Para evitar aglomerações, também não haverá o tradicional momento do ‘coffee break’.

O evento também será transmitido de forma online para quem desejar acompanhar de casa. Para os debates do primeiro, acesse este link. Já para os debates do segundo dia, clique aqui.  

Confira, abaixo, a programação completa:

Quinta-feira (20) – 1º dia da 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental. 

17h30m – 18h30m: Credenciamento e Palco Livre para apresentações artísticas

18h30m (40 min): Mesa de abertura

19h10m (10 min): Teatro em Libras

19h20m (40 min): Mesa de usuários

20h (30 min): Desafios e perspectivas da Reforma Psiquiátrica – Paulo Amarante (Psiquiatra e Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública)

20h30m (30 min): Um passado presente: Relato de experiência da desinstitucionalização em Cachoeira do Sul – Maurício Dutra (Coordenador dos Serviços Residenciais Terapêuticos em Cachoeira do Sul) – Claudiomar Carvalho (morador do SRT “Reviver”) – Maristela Schneider (Promotora de Justiça MP/RS)

21h: Aprovação do Regulamento da V Conferência Municipal de Saúde Mental

Sexta-feira (21) – 2º dia 5ª Conferência Municipal de Saúde Mental

8h30 – 10h: Credenciamento

8h30 – 12h: Grupos de Trabalho

13h30: Plenária Final

– Votação das propostas dos grupos

– Apresentação e Votação das Moções

– Votação das 12 propostas prioritárias para a IV Conferência Estadual de Saúde Mental

– Eleição de Delegadas(os) para IV Conferência Estadual de Saúde Mental

19h: Encerramento

Pré-conferência

Como uma atividade preparatória para o evento que inicia nesta quinta-feira, a Sedufsm promoveu, no dia 13 de dezembro de 2021, a Pré-Conferência de Saúde Mental , que reuniu integrantes das entidades que representam os demais segmentos da UFSM (Assufsm, Atens, Sinasefe e APG).

Os participantes fizeram um diagnóstico da situação da saúde mental dentro e fora da UFSM e, na sequência, elaboraram propostas a serem encaminhadas e discutidas na Conferência. Leia mais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo