DestaqueSanta Maria

CIDADE. Aberta licitação para o castramóvel de SM

Empresa que operacionalizar o serviço deverá fazer 86 castrações por mês

Por Rafael Favero (com Arte de Gibran Carrazzoni) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, publicou, nesta terça-feira (4), o processo licitatório (confira a íntegra do edital, no final deste texto) para a contratação da empresa que irá operacionalizar o castramóvel, trailer adaptado para castração de animais de pequeno porte. A empresa terá de fornecer material e mão de obra para a castração cirúrgica de cães e gatos.

Em um primeiro momento, o castramóvel será utilizado somente para fêmeas, já que elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer de mama), conforme explica o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Alexandre Caetano.

Segundo ele, preferencialmente, a cirurgia utilizada será a ovariectomia, que contempla apenas a retirada dos ovários, e, caso seja necessário, poderá ser utilizada a ovariohisterectomia, que retira ovários e útero. A ovariectomia é um procedimento menos invasivo, de melhor cicatrização e menos risco de abertura dos pontos.

A empresa que vencer o processo licitatório terá contrato de um ano, e a estimativa é que ela realize, em média, 86 castrações por mês. Microchips para a identificação do animal, fornecidos pela Prefeitura, serão aplicados nos pets que passarem pelo procedimento.

O secretário de Meio Ambiente de Santa Maria, Guilherme Rocha, explica que o serviço é focado em atender, de forma gratuita, cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Conforme o chefe da pasta, o castramóvel auxiliará no controle de natalidade e irá se configurar em uma estrutura de apoio que trará diversos ganhos ambientais para Santa Maria.

“É um investimento inédito na história do Município. Vamos evitar a proliferação de cães semidomiciliados, isto é, que possuem tutores, mas vivem soltos, e errantes, que são os que vivem sem tutor e soltos, em condições precárias. Combinada com outras ações, a utilização do castramóvel também irá reduzir, a longo prazo, a propagação de zoonoses (doenças de animais para humanos). Além disso, no periurbano, que é a região onde a zona urbana se encontra com o ambiente natural, haverá a diminuição da formação de matilhas, que são predadoras da fauna nativa”, comenta o secretário…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo