DestaqueEsporte

ESPORTE. Site passa a cobrir “Flag Football”, com início da Copa RS. Soldiers busca sua terceira taça

Torneio será no próximo fim de semana, em Júlio de Castilhos, com 5 equipes

“Soldadas” de SM buscam voltar ao topo do Estado após perderem Campeonato Gaúcho de Flag Football (Foto TV Pippi/Divulgação)

Por Pedro Pereira

A fim de presentear os gaúchos que curtem os esportes da bola oval, e preencher o segundo semestre do calendário competitivo deste ano, a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) anunciou em suas redes sociais, no dia 12 de agosto, a realização da terceira Copa RS de Flag Football Feminino, em 10 e 11 de setembro de 2022. O Site fará a cobertura completa da competição.

Serão quatro times ao lado do Santa Maria Soldiers disputando o torneio estadual, que acontece em Júlio de Castilhos, no Estádio Municipal Miguel Waihrich Filho. As partidas serão transmitidas no canal oficial da FGFA no YOUTUBE e, para o torcedor que tiver interesse em assistir presencialmente, a entrada será totalmente gratuita.

No início deste ano, aconteceu o primeiro Campeonato Gaúcho de Flag Football Feminino após uma pausa de dois anos em virtude da pandemia do novo coronavírus. O torneio, dividido em duas etapas – a primeira em 27 de março e a segunda, e última, no dia 29 de maio -, teve como campeãs as jogadoras do Carlos Barbosa Ximangos.

Nesta temporada, participam da competição do segundo semestre: as atuais campeãs estaduais do Carlos Barbosa Ximangos; o Lions Flag Football, de Porto Alegre; o histórico Santa Cruz Chacais; o maior vencedor do Estado, Santa Maria Soldiers; e o convidado representante de Santa Catarina, Desterro Atlantis. Até o momento, apenas as Soldadas de Santa Maria saíram vitoriosas em edições de Copa RS. Nos dois primeiros torneios, em 2018 e 2019, o Soldiers terminou na primeira posição do pódio ao vencer o Chacais e o Ximangos, respectivamente.

O Erechim Coroados, importante time na consolidação da modalidade no RS, decidiu não disputar o campeonato. De acordo com a assessoria da equipe, as erechinenses optaram por dedicar a segunda metade de 2022 somente no recrutamento de atletas pois, no Gauchão deste ano, tiveram dificuldades por contarem com poucas jogadoras.

Conforme o sistema de revezamento de escolha de sedes para a realização das competições, organizado internamente pela FGFA, o local de disputa foi definido pela diretoria do Soldiers. Por questões de disponibilidade de campo para os dois dias de partidas, a cidade de Júlio de Castilhos foi selecionada. Para o presidente da Federação Gaúcha, Ismael Ferreira, “é uma oportunidade interessante de levar o esporte, que ainda precisa ser difundido, para uma nova cidade”.

Certame será disputado por cinco equipes (Foto FGFA/Reprodução)

Ainda, Ferreira conta que esta Copa RS será um grande teste para o Estado, como também uma grande oportunidade de ampliar a popularidade do flag football. “Iremos realizar a primeira competição com modelo de organização nacional, com jogos em dois dias seguidos (normalmente, no Rio Grande do Sul, as partidas são divididas em dois finais de semana). Será um teste de maturidade para as equipes e para nós. Essa ideia de levar o esporte para novas cidades e trabalhar na divulgação dos eventos é muito importante para conseguirmos apoiadores para a modalidade e também buscarmos novas praticantes”.

Formato

Com início marcado para às 8h30 do sábado (10), o campeonato foi organizado em dois momentos: primeira fase e mata-mata. Reunidas em grupo único, todas as equipes se enfrentam apenas uma vez. Após o término da etapa inicial, os times com a primeira e a segundo posição na tabela fazem a grande final, enquanto o terceiro e quarto colocados disputam a medalha de bronze.

Ao fim do evento, no domingo (11), serão distribuídas medalhas e troféus para as três equipes que completarem o pódio, como também troféus de MVP do Campeonato, MVP de Ataque, MVP de Defesa e MVP Voto Popular. A definição das ganhadoras será realizada pela FGFA, através de dados estatísticos coletados durante as partidas e analisados posteriormente.

Além disso, a Seleção do Campeonato, que conta com as melhores jogadoras de cada posição ao unificar todas as equipes, também será divulgada com o término da competição. Dois times ideais serão anunciados.

Horário das partidas

1º dia (sábado)

10/08 – Santa Maria Soldiers X Santa Cruz Chacais – 8h30min

10/08 – Desterro Atlantis X Lions Flag Football – 9h30min

10/08 – Carlos Barbosa Ximangos X Santa Cruz Chacais – 10h30min

10/08 – Santa Maria Soldiers X Desterro Atlantis – 13h30min

10/08 – Carlos Barbosa Ximangos X Lions Flag Football – 14h30min

10/08 – Desterro Atlantis X Santa Cruz Chacais – 15h30min

10/08 – Santa Maria Soldiers X Carlos Barbosa Ximangos – 16h30min

2º dia (sábado)

11/08 – Santa Maria Soldiers X Lions Flag Football – 8h30min

11/08 – Carlos Barbosa Ximangos X Desterro Atlantis – 9h30min

11/08 – Santa Cruz Chacais X Lions Flag Football – 10h30min

11/08 – Disputa de 3º Lugar – 14h

11/08 – Grande Final – 15h

Atletas do time vermelho tentando retirar as fitas acopladas à cintura da atleta do time branco (Foto Janaína Wille/Arquivo/Divulgação)

O que é o Flag Football

Derivado do futebol americano (FA), o flag football tem o mesmo objetivo: avançar a bola pelo campo com a meta de alcançar a endzone adversária para, assim, marcar seis pontos (o famoso touchdown).

A maior diferença entre os esportes é a forma pela qual as equipes interagem em campo. No FA, é extremamente comum ver jogadores usando da agressividade para interromper jogadas. No flag, por outro lado, basta retirar as fitas que as atletas usam na cintura durante a partida para encerrar a jogada.

Ou seja, ainda que, no flag, o contato entre jogadores siga existindo, ele ocorre de uma forma menos intensa que no Futebol Americano. Dito isso, torna-se uma modalidade mais acessível e menos assustadora para pessoas de todas as idades e gêneros.

Assim, embora seja oriunda de outro esporte, não deve ser desvalorizada. Um exemplo de sua relevância é o interesse do Comitê Olímpico Internacional em instituir a categoria nos Jogos Olímpicos de 2028, sediada em Los Angeles.

Para o árbitro Giancarlo Friedrich e a cornerback do Soldiers, Lucimara, o flag se destaca pela inclusão social, uma vez que pessoas com quaisquer biotipos podem participar da modalidade, e por não precisar de um alto investimento em equipamentos, como no futebol americano. Ainda, fortalece valores de respeito entre colegas e adversários, como também eleva a moral do atleta inserindo-o em um ambiente igualitário. Este casal, que ocupa o mesmo campo, embora vista fardas distintas, já teve sua história contada no Site, e o leitor pode conferir AQUI.

Da mesma forma, a “Soldada” relata qual a sensação ao compreender que representa tantas meninas que tem o desejo de se aventurar nas diferentes práticas desportivas. “Eu me sinto lisonjeada. Acredito que minha participação contribui para uma comunidade mais respeitosa, com mais equidade, porque motiva as gurias a buscarem um esporte. É a partir do esporte que identificamos o quanto somos fortes e resistentes”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo