CulturaDestaque

FÓRUM SOCIAL. Livro “Complô” em debate com o autor Hermes Zaneti e cineasta Luiz Alberto Cassol

Obra que virará filme: o ‘sequestro da economia brasileira pela elite financeira’

Deputado federal constituinte Hermes Zaneti participa do painel ‘O Complô’, inspirado em sua obra (foto Jefferson Rudy/Agência Senado)

Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

O livro “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira” inspira um dos painéis do Fórum Social Justiça e Democracia, que ocorre entre 26 e 30 de janeiro, em Porto Alegre. A conversa – que contará com a participação do autor da obra, o advogado e deputado federal Constituinte Hermes Zaneti – poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal da Associação Brasiliense de Apoio ao Vídeo no Movimento Popular (Abravídeo) no canal youtube.com/abravideo. A transmissão será no sábado (29), a partir das 10h.

O livro revela os bastidores de práticas e manobras, robustamente comprovadas através de documentos públicos, dos três Poderes e pelo Ministério Público Federal (MPF) para fazer valer os interesses das elites financeiras – como a manutenção de uma maior carga tributária para os mais pobres e a retirada de direitos.

“A dívida pública brasileira é de mais de R$ 7,1 trilhões. Quanto desse dinheiro você pagou e quanto veio para a sua qualidade de vida? De 1988 até hoje, o número de favelas dobrou e a dívida pública disparou. Onde está esse dinheiro? O povo tem de saber que está pagando a conta”, afirma Zaneti. “‘O Complô’ é a ação institucional dos detentores de poder Federal, poder Legislativo, Executivo, Judiciário e MPF com a ação voltada contra os interesses da maioria do povo brasileiro”, conclui.

Atualmente, está em produção um curta-metragem baseado no livro, com o objetivo de apresentar diferentes aspectos da questão ao grande público de forma didática.

“A partir da obra do Zaneti, vamos abordar o que aconteceu de lá para cá em relação ao sistema financeiro, ao rentismo, a dívida pública e o quanto isso impacta na vida dos brasileiros. Impacta diretamente no não investimento em saúde e educação, por exemplo. A ideia do filme é trazer questionamentos de como chegamos até aqui, com um sistema que explora de todas as formas”, antecipa o diretor do curta, o cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol.

O diretor também participa do painel de sábado, que contará com as presenças do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Kleytton Morais; da vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina (IEAL) e secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva; e do professor e Diretor de Relações Internacionais da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes), Eduardo Rolim de Oliveira.

Painel: “O Complô – Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira”

Quando: Fórum Social Mundial, sábado (29), às 10h

Onde: youtube.com/abravideo

Com:

– Hermes Zaneti – Advogado, professor, deputado federal Constituinte e autor do livro “O Complô – como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira”

– Luiz Alberto Cassol – Cineasta e roteirista

– Kleytton Morais – Funcionário do Banco do Brasil e Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília

– Fátima Silva – Professora da Educação Básica do Mato Grosso do Sul, Secretária Geral da CNTE e vice-presidenta da IEAL

– Eduardo Rolim de Oliveira – Professor e Diretor de Relações Internacionais do Proifes

Mediação – Ruy Godinho – Radialista e escritor

Relatoria – Waleska Barbosa – Jornalista e escritora

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo