Câmara de VereadoresPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

GRAVAÇÃO ASSOMBRADA. Uma cortina de silêncio sobre SM. Nos bastidores, há preocupação. E reuniões

ATUALIZADA À 1H50 (para novos dados e um acréscimo lá embaixo, NO FINAL da nota)

Desde que se tornou pública a entrega, para as autoridades policiais, na tarde de sexta-feira, de (mais) uma gravação ASSOMBRADA, aparentemente uma cortina de silêncio cobre a cidade – ou, pelo menos, o segmento político. Como que por encanto, houve um recolhimento.

Não fosse o que as redes sociais trouxeram, especialmente o Feicebuqui, e pareceria que nada de relevante aconteceu. Os jornais trataram do assunto no final de semana, mas sem muito destaque – o que é um direito dos editores, claro. As emissoras de rádio sequer tocaram no assunto em seus principais noticiários. As exceções: Antena1, ao meio dia desta segunda, que dedicou ao tema praticamente todo o programa Sala de Debate, e Imembuí, no início da tarde, por alguns minutos,.

Na mídia tradicional, portanto, o assunto está, por ora, num canto – exceto o Diário de Santa Maria, nesta terça (confira lá no final). Mas isso não significa, claro, que o mundo político está imune. Pelo contrário. Ao que este editor apurou, ao menos uma reunião houve, nos gabinetes do Poder. E outra haverá, talvez já nesta terça, no PMDB, partido diretamente atingido, pois seu presidente é protagonista na gravação – juntamente com dois dirigentes da Associação dos Familiares das Vítimas da tragédia, um ex-secretário municipal, o presidente do Legislativo e, afinal, o próprio governo da comuna.

Há preocupações. Muitas. Mas há quem diga que tudo vai depender da polícia. A abertura de inquérito para apurar ilações (sérias) perceptíveis na gravação pode destravar a língua de uns e outros, chamar, enfim, uma atenção mais ativa à mídia tradicional e, sabe-se lá mais o quê.

Também se aguarda a sessão desta tarde, na Câmara de Vereadores. Como se comportarão os edis diante do episódio (de resto, bastante grave até mesmo ao ouvido menos atento) é uma incógnita. Especialmente entre os oposicionistas. Os governistas, supõe-se, calarão. Como, aliás, é a norma desde o início da noite de sábado.

Uma cortina de silêncio está sobre a cidade. Um silêncio, aliás, que ensurdece. À espera.

ACRÉSCIMO NECESSÁRIO: O jornal Diário de Santa Maria publica, na sua versão online, agora de madrugada (e deverá fazê-lo, supõe o editor, também na versão impressa), ampla reportagem, assinada por Marcelo Martins. Trata com detalhes da gravação e seus desdobramentos, inclusive com a palavra oficial de políticos e empresa citados na gravação assombrada. Não há, claro, relação direta com a nota que você lerá abaixo, redigida na noite desta segunda-feira. E que se diga: o DSM torna-se exceção, na cobertura do desdobramento da gravação assombrada. Ah, a reportagem pode ser conferida AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Se alguem pedir autorização para a justiça para divulgar alguma coisa contra o passo municipal, vai ser prezo na hora.

  2. Acredito que depois das 242 mortes, nada mais assusta na boca do monte, eu iria me assustar se nossa cidade começasse a crescer a retomar patamares de outrora, mas, …..ficamos aguardando!!!

  3. “Eu precisava que se materializasse algum documento de vocês. Eu queria ver, com vocês, a possibilidade de um documento público de vocês me eximindo de culpa. Tinha que ser um documento político dizendo que a ocupação da Câmara foi correta, naquele momento estava certo e, igualmente, as exigências de vocês estavam corretas. Mas que havia um movimento político, por trás, e que induziu vocês ao erro (…). E vocês deveriam dizer que buscam justiça e não vingança. E, por isso, justamente por vocês não quererem vingança, vocês diriam e reconheceriam que o pedido pela minha exoneração é equivocado”.

    Zinn

  4. Direita? Qual o quê!!Cada qual quer é salvar o seu “pelo”. O mais incrível é que as pessoas que fizeram a gravação tinham que pedir autorização judicial. Senão ela não tem valor nenhum. Periga ,a partir de agora as milhares de conversas e imagens gravadas por câmeras ,pelo Brasil afora, não terem valor algum , porque não foram autorizadas pela justiça. Que país e esse? Que país é esse?Justiça frouxa! Só funciona em cima dos fracos…

  5. Pode aparecer oque aparecer , sem um justiça nao se faz nada!Alguma maneira de safar esses corruptos direitosos aparecerá.A direita ainda é blindada, pelo menos agora teremos que calar ao falar dos argentinos , pelo menos da JUSTIÇA DE LÁ!

  6. Ao ler a posição oficial das autoridades, noto que ninguem ameaça o Dr. Robson de processo pelas declarações que fez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo