Arquivo

A casa dos santos. Nepotismo é praticado por um em cada quatro senadores. Eitcha, Brasil!

Chega a ser tragicômico. Outro dia, não faz muito, publiquei aqui que quase a totalidade do Senado da República tinha (ou teve) lá seus problemas na Justiça. Nada menos que 78 dos 81 ocupantes das cadeiras da chamada “câmara alta”, em algum momento foram processados ou indiciados. Lembro ter chamado a atenção para o fato de um gaúcho, Pedro Simon, ser do trio sem nenhum tipo de mácula.

 

É, convenhamos, uma verdadeira “casa de Santos”, o Senado. Ou, para os que querem ver Renan Calheiros ardendo no fogo do interno, talvez seja o caso de reservar mais vagas. Agora, surge mais uma. Não, não é ilegal – como também não são culpados os que, embora processados e condenados, ainda pendem de decisão em última instância da Justiça. Se bem que, para a mídia grandona (e a que se acha) essa regra democrática vale para alguns, não para todos.

 

É o nepotismo, olha ele aí, esta prática arraigada aos costumes brasileiros. Pois, segundo apurou a Folha de São Paulo, em reportagem no final de semana (confira, logo adiante, a sugestão de leitura), nada menos que 19 (praticamente 25% do total) senadores têm algum parente direto empregado. Este Brasil… Este Senado…

 

ALIÁS, sempre é bom realçar que, no caso de Santa Maria, a prática nepotista, fruto de projeto de resolução de autoria de Tubias Calil, do PMDB, e aprovado pela Câmara, pelo menos o Legislativo estará livre. Mas, claro, como ninguém é de ferro, apenas na próxima Legislatura. Sempre realçando que a idéia tubinista era para vigorar imediatamente. Como forma de facilitar a aprovação, fez-se a mudança. Mas, enfim, pelo menos no parlamento municipal, o nepotismo vai acabar. Será?

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira a reportagem “Senado contrata parentes de 19 parlamentares”, da Folha Online.

Leia também a nota “Que time. Apenas três senadores, Simon entre eles, nunca foram indiciados”, publicada neste site em 29 de junho passado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo