Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
AssembleiaPolítica

ASSEMBLEIA. Pozzobom quer representar contra o ex-diretor geral do DAER no Ministério Público e no TCE

Pozzobom, na comissão: “o arquiteto tem muito a explicar”, diz tucano (foto Divulgação)
Pozzobom, na comissão: “o arquiteto tem muito a explicar”, diz tucano (foto Divulgação)

O deputado Jorge Pozzobom, líder partidário do PSDB na Assembleia Legislativa, se mostra inconformado com a ausência do ex-diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), José Francisco Thormann, em audiência para a qual foi convocado (por sugestão do parlamentar) na Comissão de Finanças do legislativo gaúcho.

Diante do fato, ele quer que o parlamento tome outras providências, como você pode conferir no material produzido e distribuído por sua assessoria de imprensa. O texto é de Thiago Buzatto. A seguir:

DAER – Pozzobom defende representação contra Thormann no MPE e no TCE

Pela segunda vez, o ex-diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), arquiteto José Francisco Thormann não compareceu à Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. Por requerimento de iniciativa do líder do PSDB na AL, Jorge Pozzobom, e subscrito por outros 19 parlamentares, a Comissão convocou Thormann em busca de esclarecimentos sobre a viagem do ex-diretor-geral do Daer à Suíça com as despesas pagas por uma subcontratada que presta serviço em obra rodoviária do Estado, e sobre as atividades do ex-diretor como procurador de uma empresa de consultoria financeira habilitada a efetuar transações junto a instituições vinculadas ao Estado.

Pozzobom afirma que a AL vai tomar providências sobre a ausência de Thormann logo após o recesso. “Ele foi devidamente notificado, o Sedex chegou na casa dele, a zeladora do seu prédio colocou embaixo da porta porque ele se recusou a atender. Lamentavelmente, ele usou de todos os subterfúgios para não atender esta comissão, o que é muito triste para a democracia. Estamos entrando no recesso agora, mas logo no primeiro dia útil do novo ano, solicitaremos à presidência desta Casa para que se faça uma representação junto ao Ministério Público do Estado (MPE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, salientou.

O parlamentar lembrou que os deputados têm, entre suas atribuições, fiscalizar os atos envolvendo entes públicos, e que o arquiteto tem muito o que explicar. “Nós não estamos aqui para acusar nem para fazer linchamento moral de ninguém, mas os fatos ocorridos enquanto ele era diretor-geral de umas das principais autarquias do RS são graves e merecem ser elucidados”, argmentou Pozzobom, enquanto apresentava documentos. “Para se ter noção, temos a cópia da procuração que o senhor Thormann tinha desde abril de 2011 para representar a empresa Globalmetas. O endereço que consta da sócia da empresa, dona Sonia Maria de Oliveira Portes, fica em local onde não existe nada. E o endereço da empresa Globalmeta também consta onde não existe nada. Portanto, as declarações do nosso ex-secretário e nosso deputado federal Beto Albuquerque de que esta é uma empresa laranja, passa a ter veracidade. Fomos na Junta Comercial para saber qual era o contrato social dessa empresa. Eis que no último dia 12 de dezembro, recebemos a seguinte mensagem: ‘certificamos que o ato constitutivo da empresa indicada não encontra-se arquivado nesta Junta Comercial’. Esta é empresa que concedeu a Thormann poder para participar de licitações em todos os órgãos do Governo”, explicou.

Viagem à Europa – Além de explicações da relação do ex-diretor-geral do Daer com a empresa Globalmeta, Pozzobom espera que seja elucidada a viagem do arquiteto à Suíça custeada por empresa privada. “A viagem, que num primeiro momento era para se limitar a Suíça, a trabalho, teve passagem por Lisboa. E quem pagou essa viagem foi uma empresa subcontratada do Governo, que é vencedora da licitação da Rota do Sol, uma licitação de R$14,7 milhões. Ou seja, foi referendada uma promiscuidade entre o o agente público, e o agente privado”, concluiu.” 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo