DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Direção da Casa pretende iniciar ano do Parlamento realizando uma reforma administrativa

Mesa Diretora pretende transformar a Diretoria Legislativa em Secretaria

Com criação da Secretaria Legislativa, Mesa pretende evitar que processos legislativos sofram atrasos (foto Yorhan Rodrigues/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O Poder Legislativo de Santa Maria iniciou o ano com a pauta paralisada, em razão de não haver consenso sobre a formação das comissões permanentes (AQUI). Mas assim que os vereadores chegarem a um entendimento, a primeira tarefa será tratar de uma reforma administrativa na Casa. A proposta da Mesa Diretora tem como destaque a criação da Secretaria Legislativa.

Ano passado, durante a conturbada gestão de João Ricardo Vargas (PP), a Diretoria Legislativa foi o setor da Casa mais criticado em razão de atrasos no andamento de processos legislativos. Para buscar resolver o problema, a gestão de Valdir Oliveira (PT) propõe transformar o órgão em uma secretaria, onde também ficará vinculado o Arquivo Geral e o Setor de Protocolo.

“A alteração da Diretoria Legislativa passando agora ao status de Secretaria proporciona maior autonomia na supervisão e nos processos legislativos, capacitando a Secretaria para mapear todo o processo de proposição na Casa Legislativa desde o seu protocolo inicial”, explica Valdir.

O petista também argumenta que a mudança impedirá a tramitação de propostas que já estejam em vigor.

“Neste novo modelo, o Protocolo é integrado à Secretaria Legislativa, bem como o Arquivo, no qual está toda a história legislativa da Casa e, inclusive, serve para garantir que não ocorra duplicidade e sobreposição de iniciativas”, afirma o presidente.

Na atual estrutura da Casa, a Diretoria Legislativa é um dos diversos órgãos que estão sob o guarda-chuva da Secretaria Geral, que passará a se chamar Secretaria de Gestão e Administração.

Para entender melhor a configuração proposta pela Mesa Diretora, confira o grafo abaixo:

Se o projeto for aprovado, o salário do secretário legislativo será de R$ 13.100,49. Apenas outros três cargos de confiança (CC) da Mesa Diretora recebem essa remuneração: secretário geral, chefe de gabinete da Presidência e procurador jurídico.

A reforma administrativa tem como origem o Projeto de Resolução Legislativa 1238/22 e o Projeto de Lei 9349/22. A Mesa Diretora apresentou requerimentos para que, ambos, tramitem em regime de urgência.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. A justificativa da casa do povo é que os projetos atrasam por que o cc responsável ganha menos que os outros. Ganhando mais resolveria o gargalo.
    Avaliar melhor os indicados a função já ajudaria muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo