DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Entenda por que 2022, mesmo com sessão já realizada, ainda não iniciou na Câmara

Governo e seus aliados duelam com a oposição para ter maioria na CCJ

Após duas horas, primeira sessão ordinária do ano acabou sem consenso para formar as comissões (Foto Yorhan Rodrigues/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Os trabalhos legislativos de 2022 ainda não iniciaram na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na primeira sessão ordinária do ano, nesta terça-feira (22), a pauta ficou trancada porque suas excelências, após mais de um mês e meio de férias, não conseguiram chegar a um acordo sobre a formação das comissões permanentes.

Conforme o Site apurou, o problema recai sobre a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante, por onde passam todos os projetos que tramitam na Casa.

Tanto o governo (PSDB, DEM e Republicanos) e seus novos amigos (PT, PCdoB e PDT) quanto a oposição (PP, PSB, MDB e PSL) querem ter maioria na CCJ. Ou seja, possuir quatro dos sete membros do colegiado.

Fontes do Site indicam que os governistas (e aliados) desejam ter, além dos quatro membros da CCJ, a presidência e a ouvidoria do colegiado. A oposição, por sua vez, aceita ceder à presidência, mas não vai desistir de ter a maioria, mesmo possuindo menor número de vereadores e bancadas.

Nesta terça (22), o presidente Valdir Oliveira (PT) concedeu 20 minutos para os parlamentares chegarem a um acordo. Quase duas horas depois, não houve entendimento e a sessão foi finalizada.

Enquanto os vereadores não chegam a um consenso, a pauta da Câmara fica paralisada e nenhum projeto tramita. Ou seja, na briga de vaidades para saber quem manda na CCJ, quem perde é Santa Maria.

Round 2

Nesta quinta (24), os vereadores voltam a se reunir em sessão ordinária com o intuito de, novamente, buscar um entendimento para a formação das comissões.

Não custa lembrar

O grupo que, hoje, dirige o Legislativo é formado por vereadores do PSDB, DEM, Republicanos, PCdoB e PDT, mais Adelar Vargas Bolinha (MDB), Valdir Oliveira (PT) e Ricardo Blattes (PT), totalizando onze parlamentares.

A oposição é formada pelos vereadores do PP, PSB e PSL, mais Tubias Calil (MDB) e Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), totalizando nove vereadores.

A vereadora Marina Callegaro (PT), até agora, não faz parte de nenhum dos grupos. Para relembrar os pormenores, clique AQUI.

Líderes

As lideranças de partidos já estão confirmadas. Confira a lista abaixo:

PP: Anita Costa Beber

MDB: Tubias Calil

PT: Ricardo Blattes

PSDB: Admar Pozzobom

Republicanos: Alexandre Vargas

PSB: Paulo Ricardo Pedroso

DEM: Manoel Badke – Maneco

PDT: Luci Duartes – Tia da Moto

PSL: Tony Oliveira

PCdoB: Werner Rempel

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo