Por Fabricio Minussi / Rádio Imembuí
Um áudio com fake news sobre uma suposta guerra de facções que se daria na noite de sábado em Santa Maria levou pânico a moradores da região Leste de Santa Maria Maria, especialmente, moradores da Vila Maringá e Residencial Zilda Arns.
No áudio, que viralizou nos grupos de WhatsApp, um homem dizia que os setores de inteligência da segurança pública haviam identificado que grupos rivais estaria se preparando para um confronto que veículos estavam sendo furtados para serem utilizados nos ataques.
O motivo seria uma represália aos assassinato do jovem Jederson Vargas Araújo, 19 anos, executado com pelo menos oito tiros no início da tarde de sexta-feira na Rua Luiz Ferretti, no Residencial Zilda Arns.
A reportagem da Rádio Imembui fez contato ainda na noite de sexta-feira com o delegado Regional de Polícia Civil, Sandro Meinerz, que tratou de desmentir as informações que estavam sendo propagadas pelas redes sociais.
“O áudio é falso. A Polícia Civil já está investigando a autoria e origem dessa fake news para que eles possam ser responsabilizados”, disse o delegado.
Confira áudio do delegado Sandro Mainerz:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.