DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura começa uma nova fase de intervenções na obra do Calçadão Salvador Isaia

Última etapa, para a colocação de piso e mobiliário urbano, será licitada

Serviço na parte externa das galerias do local está previsto para ocorrer durante a noite e a madrugada (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia avançou para mais uma etapa nesta semana. Ainda na noite de segunda-feira (31), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou o trabalho nas redes de abastecimento de água e de esgoto cloacal e pluvial. Também, a partir desta quinta-feira (3), a empresa De Marco, de Erechim, daria lugar definitivamente no canteiro de obras do Calçadão à Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria, que irá auxiliar a concessionária nesta penúltima etapa da intervenção. Neste momento, o serviço prevê a implantação das redes junto às galerias que foram colocadas no subsolo do Calçadão.

O cronograma está organizado para que os serviços dentro da galeria, ou seja, no subsolo, ocorram durante o dia. Já os trabalhos externos às galerias devem ocorrer à noite, entre 20h e 6h, com o propósito de causar menos transtorno ao comércio, pedestres e trânsito da Rua Floriano Peixoto. A Corsan, ainda com apoio da empresa De Marco, fez o estudo dos ramais das edificações da quadra, para, agora, fazer as conexões. Após a Companhia executar este serviço, a Urbanes deverá fazer a rede pluvial que vai coletar os ramais pluviais dos prédios. A etapa final inclui o fechamento das duas galerias em direção à Rua Floriano Peixoto. 

“Nós estamos fazendo a avaliação de andamento de toda obra até aqui. Estamos em contato com a De Marco e com a Urbanes para organizarmos bem a documentação de prestação de contas. A De Marco, que tem como contrapartida a construção de empreendimento no Bairro Camobi, vai ter uma reprogramação do Termo de Compromisso. A Urbanes, que também tem contrapartida com o Município, vai ser responsável pela finalização desta nova etapa junto com a Corsan. Esta nova etapa se constitui em lançar toda a rede coletora central ou de distribuição de drenagem pluvial, água potável e esgoto sanitário, além de realizar todos os ramais de cada edificação”, esclarece o secretário de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antônio de Azevedo Gomes.

Nas próximas semanas, deverá ocorrer a reprogramação do Termo de Compromisso (TAC) firmado com a empresa De Marco, de maneira a adequar os valores de sua responsabilidade que seriam direcionados ao Calçadão. O valor executado pela empresa e os saldos, caso existam, serão direcionados a novos objetos de interesse público. Já a Urbanes dará continuidade a obra até a conclusão dos valores do seu respectivo TAC, apoiando a ação da Corsan e, depois, executando a rede coletora pluvial.

Devido à complexidade da obra e por ser uma ação prioritária do governo, o Executivo Municipal fará uma licitação para executar a última etapa e, assim, concluir a obra do novo Calçadão. Para a fase final, está previsto reforço da nova estrutura do passeio público, com nova fundação e compactação no entorno da galeria, concreto armado alisado e polido com tratamento antiderrapante, drenagem superficial, canaletas e grelhas. E, por fim, todo o mobiliário urbano, como os decks e canteiros, paisagismo, iluminação e demandas de acabamento. Uma equipe da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos em conjunto com o Instituto de Planejamento (Iplan) está encarregada de fazer esse estudo técnico que envolve a elaboração de um termo de referência e demais itens exigidos para lançar a licitação…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo