Definitivamente, a primeira semana de fevereiro não é de bons augúrios. Além das cinco mortes (a sexta foi em janeiro) INFORMADAS pela Prefeitura no início desta noite, com cinco homens e uma mulher como vítimas, há que se somar as três (todas ocorridas na terça-feira, dia 1º) OFICIALIZADOS ontem. Enfim, só nos primeiros quatro dias do mês, oito vítimas fatais, duas por dia em média.
Assim, a cidade já contabiliza 860 óbitos desde o início da pandemia e o que assusta é que nos primeiros 35 dias do ano, são 24 mortes, contadas as 16 de janeiro. São números que não têm como não assustar os gestores de saúde e, claro, a comunidade.
Há, também, uma explosão de casos confirmados, com mais de 300 oficializados entre ontem e hoje, como é possível perceber na comparação que você tem abaixo, a partir de dados do Boletim Epidemiológico (imagem acima), PUBLICADO no site da Prefeitura. Aliás, confira a seguir todos os números, incluídos, entre parênteses, os da quinta-feira.
Casos confirmados: 49.971 (49.606)
Descartados: 7.839 (7.742)
Casos suspeitos: 734 (739)
Pacientes curados: 45.743 (45.471)
Casos Ativos: 431 (371)
Óbitos: 860 (854)
Já com relação às hospitalizações, se é que dá para falar em boa notícia com números tão elevados, o fato é que, nos últimos quatro dias, tem se observado oscilações residuais mas diárias. É oq eu se percebe, por exemplo, com base na mais recente atualização (na imagem abaixo), às 8 e 9 desta noite, do site da Secretaria Estadual de Saúde.
São 97 pacientes internados – eram 100 ontem, 102 na quarta-feira e 105 na terça. Não refresca, mas também não se eleva. Há também uma redução, na mesma medida, entre os ocupantes de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São 25 agora (duas crianças inclusive), contra 28 na quinta-feira. Dos de hoje, são 23 casos confirmados e dois suspeitos – justamente as crianças.
A seguir você confere a ocupação dos hospitais de Santa Maria com pacientes da Covid-19 na noite desta sexta: Hospital de Caridade (59 pacientes, com 13 em UTIs, inclusive as duas crianças), Universitário (um), Casa de Saúde (2), Hospital da Unimed (2) e Regional (33, 12 em UTI).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.