CIDADE. Prefeitura promove evento “Elos de Luta: Fortalecendo a Rede de Proteção à Mulher”, na terça
Atividades pretendem marcar o Dia Internacional da Mulher em Santa Maria
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2022/03/prefeitura-elos-de-luta.jpg)
Por Joyce Noronha (com Arte de Igor Dalmolin) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, com diversas instituições parceiras, promove, na próxima terça-feira (8), o evento Elos de Luta: Fortalecendo a Rede de Proteção à Mulher, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A iniciativa contará com uma vasta programação, das 14h até 20h30min, na Praça Saldanha Marinho, além de uma roda de conversa online sobre o tema.
“Este evento tem o propósito de divulgar a rede de atendimento à mulher em Santa Maria, seja pelos equipamentos da Prefeitura ou por grupos, ONGS e instituições que prestam serviços à mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência. Temos uma vasta rede de proteção e cuidado, mas as mulheres precisam saber como chegar a esse atendimento, a essa rede de apoio”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.
O chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, conta que na terça-feira a Praça Saldanha Marinho estará repleta de estandes, para que todos os parceiros do evento possam divulgar o trabalho realizado em apoio à mulher, incluindo algumas oficinas voltadas para o público feminino e shows musicais (confira a programação abaixo).
“O Dia Internacional da Mulher, marcado em 8 de março, é uma data para celebrarmos elas. Mas, também, é um dia para discutirmos o que ainda precisa ser feito para melhorarmos em atendimento e políticas públicas para as mulheres. Por isso, o evento tem esse foco, de fortalecer a rede de proteção à mulher. Grupos e instituições que prestam esse serviço de apoio estarão na praça na terça-feira, para facilitarmos essa conexão entre quem precisa e quem estende a mão”, pontua Lima.
Elos de Luta: Fortalecendo a Rede de Proteção à Mulher tem promoção da Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, incluindo a Política de Saúde da Mulher, o Espaço Bem Me Quero, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A iniciativa tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), do Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/Campanha Santa Maria 50-50, do Comitê Igualdade Racial/Grupo Mulheres do Brasil, da Musicomania Centro de Artes, da Patrulha Maria da Penha/Brigada Militar, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)/Polícia Civil, da Procuradoria Especial da Mulher/Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, do Instituto Embelleze, do Serviço Social do Comércio (Sesc), do coletivo Donas de Si e do projeto Eu, Nós, Elas.
Confira a programação:
8 DE MARÇO – NA PRAÇA SALDANHA MARINHO
– 14h: Cerimonial de abertura;
– 14h30min às 16h30min: Oficina de boneca Abayomi, do Comitê Igualdade Racial/Grupo Mulheres do Brasil
– 14h30min às 16h: Reforme como uma mulher (aprendendo sobre as ferramentas usadas no dia a dia, como furadeira, lixadeira, parafusadeira, entre outras), do projeto Eu, Nós, Elas
– 14h30min às 18h: Serviços da Embelleze (corte de cabelo, maquiagem e designer de sobrancelhas)
– 16h30min: Documentário #EuSouEuQueroEuPosso, do coletivo Mulheres Donas de Si
– 17h30min: Aula de ginástica do Sesc
– 18h30min: Apresentação da Banda Delas, da Musicomania Centro de Artes
– 19h30min: Show “A Voz da Mulher”, com Paola Matos e Gisele Guimarães, participação especial de Eveliny Pedroso. Com produção artística de Janu Uberti
– 20h: Live Cultural: Por uma agenda de políticas públicas para mulheres em Santa Maria, do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres de Santa Maria-RS e Campanha Santa Maria 50 – 50, com transmissão pelo Facebook (forumenfrentaviolência; santamaria50.50; e Rede Sina) e pelo YouTube (Studio H20 produções)
Durante o evento na Praça Saldanha Marinho, haverá serviços de orientação sobre a Rede de Proteção à Mulher no município. Confira quem estará no local para dar orientações sobre o tema:
– Espaço de Atenção à Mulher: Bem Me Quero
– Política de Saúde da Mulher
– Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
– Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim)
– Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Santa Maria/Campanha Santa Maria 50-50
– Patrulha Maria da Penha/Brigada Militar
– Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)/Polícia Civil
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.