Partidos

CÂMARA. Com 3/4 dos votos, gaúcho Marco Maia (PT), se elege presidente por 2 anos

Maia, diante dos deputados, no momento em que fazia seu discurso de apresentação

Terminou agora há pouco, depois de quatro horas de processo, a eleição e apuração dos votos para a presidência da Câmara dos Deputados. O petista gaúcho Marco Maia, 45 anos, de origem metalúrgica, confirmou o seu favoritismo, fez 75% dos votos e ficará no cargo por mais dois anos – ele era o vice, que virou titular pela renúncia de Michel Temer, em dezembro, quando o peemedebista foi diplomado Vice-Presidente da República.

A respeito da eleição, de seus antecedentes e outros detalhes, acompanhe reportagem publicada na versão online do jornal Folha de São Paulo. A reportagem é de Maria Clara Cabral, Ranier Bragon e Catia Seabra. A foto é de Rodolfo Stuckert, da Agência Câmara de Notícias. Confira:

Petista Marco Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O petista Marco Maia (RS), 45, é o novo presidente da Câmara dos Deputados, cargo que ocupará pelos próximos dois anos. Ele foi eleito nesta terça-feira (1º), com 375 votos, contra 106 de Sandro Mabel (PR-GO), 16 de Chico Alencar (PSOL-RJ) e 9 de Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Outros três deputados votaram em branco.

A eleição de Maia faz parte de um acordo costurado com o PMDB, maior aliado do PT. A proposta é que o líder peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN) assuma o posto no último biênio do mandato da presidente Dilma Rousseff.

Maia foi escolhido o candidato oficial do Planalto principalmente por causa de insatisfações internas no partido com a distribuição de cargos do segundo escalão e com o “paulistério” – domínio do PT paulista nos cargos de destaque.

Ele conseguiu desbancar o favorito e líder do governo, Cândido Vacarezza (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), em eleições internas que aconteceram no ano passado.

O Planalto trabalhou durante todo o tempo para fazer com que Maia fosse candidato único. Minou alguns nomes no caminho, como Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG). Mas não conseguiu impedir Mabel, que pode ser expulso pelo seu próprio partido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo