DestaqueEsporte

ESPORTE. Com 10 anos de vida, o Ximangos é um dos times da serra no Gauchão de Futebol Americano

Da pequena Carlos Barbosa, a equipe quer ir longe na competição deste ano

O Ximangos, de Carlos Barbosa, é um dos oito times que irá disputar o campeonato estadual (Foto Reprodução/DM Photography)

Por Pedro Pereira

Fundado com o já conhecido preceito de ser apenas uma diversão, o Carlos Barbosa Ximangos virou o ano animado com o retorno do Gauchão. Significativamente pequeno em número de habitantes, porém grande no quesito esportivo, a Capital do Futsal entra em 2022 com o objetivo de mostrar que também deseja ser a capital do futebol americano.

Assim como a maior parte dos times presentes no campeonato gaúcho, a ideia do Ximangos foi mais uma que nasceu a partir de um passatempo sem propósitos para o futuro. Para melhor definição, a criação da equipe tem origem na vontade de Tiago Gedoz, co-fundador e atual presidente, em começar a praticar o esporte da bola oval na modalidade no pads (sem o uso dos equipamentos de proteção).

Em 2011, vindo de Fortaleza para a pequena cidade de Carlos Barbosa, em uma primeira tentativa Gedoz contatou as grandes equipes do estado, Porto Alegre Pumpkins e o extinto Esteio Buriers, para ver se arranjava uma vaga. Contudo, ambas estavam em um processo de transição para o full pads (com o uso dos equipamentos de proteção) e, dessa forma, sairia muito caro fazer parte.

LEIA TAMBÉM:

“Com o Soldiers em busca do 7º título, começa no dia 12 o gauchão de Futebol Americano” (AQUI)

“Saiba mais sobre o Erechim Coroados, que volta a disputar gauchão de Futebol Americano” (AQUI )

“ Bulldogs, atuais vices, se animam para destronar os campeões de futebol americano do RS” (AQUI)

“Os tradicionalmente fortes Chacais em busca do seu 1º título gaúcho de futebol americano” (AQUI)

Os ‘Bulls’ canoenses entram no gauchão de futebol americano buscando, no mínimo, a Final” (AQUI)

Entretanto, a vontade de jogar futebol americano não foi apagada pela falta de oportunidades. Rapidamente, o cearense recorreu às redes sociais para formar o seu próprio grupo de praticantes. “No Orkut, eu encontrei um pessoal que queria jogar ali em Caxias, aí eu comecei a ir todo domingo pra jogar com os caras. A gente foi uma época no Parque dos Macaquinhos, aí depois a gente conseguiu o Campo da Seara”, contou o presidente.

Porém, a atividade começou a ficar desgastante para Gedoz e para outros membros do grupo. “No fim das contas, ficou um pouco mais longe para alguns, começou o inverno, o pessoal começou a parar de ir, aí também não valia a pena ir até Caxias todo fim de semana e o time morreu lá”, completou.

Já em 2012 e algum tempo após a separação da turma, Tiago se juntou a seu primo Ricardo e ao colega Rafael e formou um novo grupo de praticantes, mas dessa vez em Carlos Barbosa. Com o passar do tempo, mais interessados na modalidade passaram a fazer parte do grupo e, graças ao sucesso da brincadeira entre os próprios integrantes, parte da “gurizada”, como diz Gedoz, passou a insistir que eles poderiam se tornar uma equipe de futebol americano de verdade.

Inicialmente, o co-fundador não levou a sério a ideia, uma vez que o esporte era completamente desconhecido e não apresentava um futuro. No entanto, resolveu dar uma chance. “O pessoal disse ‘vamos levar a sério’, cantaram a pedra, né. Eu [falei] ‘cara, vai sair mais da metade do time’, mas aí, dito e feito, a gente começou a levar a sério e começou a treinar”, relembrou de forma nostálgica o início da equipe que está na ativa há mais de dez anos.

Na avaliação dos dirigentes, primeiros jogos do certame serão definitivos para o time da serra gaúcha (Foto Reprodução/Ximangos)

Diferentemente do que o leitor possa pensar de primeira, o nome da equipe não foi baseado no grupo político envolvido nas revoltas do Rio Grande do Sul do início do século XX. Pelo contrário, para decidir o nome, os integrantes desfrutaram da herança norte-americana de representar o local de origem da equipe.

Gedoz conta que “Ximangos” foi a decisão final em função da ave de rapina de mesmo nome, comumente encontrada nos pampas e semelhante a um falcão. “Eu puxei dos times dos Estados Unidos a tradição de ter uma coisa sempre da região, aí eu disse ‘vou ver uns animais típicos da região sul’ e o ximango é um. O pessoal gostou da ideia e ficou”, garantiu o presidente.

Além disso, o cearense brincou que a escolha do nome quase causou uma confusão na vida de um dos membros justamente pela semelhança com o grupo político. “No começo, um dos guris brincou ‘cara, meus pais eram maragatos, vão ficar bravos, então vamos tirar pra ninguém ter essa ligação’. Mas aí, como o símbolo é o próprio falcãozinho, acabou tocando pra frente”.

Em decorrência da pandemia do Coronavírus, o futebol americano nacional foi um dos cenários

esportivos que mais sofreu devido à falta de estrutura. Dado que não havia competições para disputar, o elenco do Ximangos não via sentido em continuar com as práticas. Como indagou Gedoz, “não valia a pena até porque tu tá treinando para nada, né? O pessoal que ‘se puxa’ continuou indo na academia mas o time em campo não fez nada”.

Por outro lado, a diretoria não parou e utilizou esse período para fortalecer o lado externo, por meio da criação de uma divisão juvenil da equipe e a organização da área administrativa, por exemplo. “Esse ano (2021) a gente fez o projeto da escolinha e também captamos 20% do valor, o que já libera a gente para dar início ao projeto. Tentamos deixar a diretoria um pouco mais distribuída para o 2022. Foi um ano que a gente deixou para organizar a parte fora do campo”, concluiu.

Na temporada de retorno, o Carlos Barbosa Ximangos ficou no grupo A, junto com o Canoas Bulls, o Porto Alegre Pumpkins e o União da Serra FA. Ao ser questionado sobre as expectativas para o Gauchão, o presidente declarou que não há nada definido.

“Como parou por dois anos, tá bem inesperado. Ninguém sabe o que esperar dos outros times. Do mesmo jeito que a gente parou, a gente sabe que muita gente parou. Vai ser muito legal a primeira rodada de todos os times para ver o que mudou, o que não mudou. Vai ser quando vamos começar a trabalhar em cima, depois dos primeiros jogos.”

Para finalizar, o co-fundador do Ximangos expressou que o Santa Maria Soldiers é o “time que os jogadores querem jogar contra”, devido a experiência do hexacampeão gaúcho na elite do futebol americano nacional. Também ressaltou que enfrentar o Bulldogs FA “sempre é disputado, legal de jogar.”

O primeiro confronto do Carlos Barbosa Ximangos no campeonato gaúcho será contra o estreante União da Serra FA, no CT do União da Serra Football, em Farroupilha, no dia 13 de março às 15h.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo