DestaqueEducação

IGREJA. Campanha da Fraternidade é lançada em Santa Maria tendo como seu tema base a educação

Ação prática no município é o apoio ao programa municipal #VemPraEscola

“Nós cremos em dias melhores”, falou o arcebispo Brustolin, quando do lançamento, na zona oeste (foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Foi lançada, na manhã desta quarta-feira (2), em todo o país, a Campanha da Fraternidade de 2022, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Santa Maria, o evento foi histórico, porque, pela primeira vez na história, o anúncio oficial do tema do ano ocorreu fora dos dependências da Igreja Católica. O lançamento ocorreu na Escola Marista do Bairro Nova Santa Marta. O tema da vez é “Fraternidade e Educação”, com o lema “Fala com Sabedoria e Ensina com Amor”. 

Como iniciativa prática na cidade, a Campanha da Fraternidade tem a participação da Arquidiocese no #VemPraEscola, ação da Prefeitura de Santa Maria que faz a busca ativa de alunos e reforça junto às famílias a importância de as crianças e os jovens voltarem para as salas de aula na retomada das atividades letivas presenciais na pandemia. 

“A Campanha de Fraternidade de 2022 vem para salientar o trabalho coletivo em prol da educação. Fico muito feliz em ver o tema deste ano, pois mostra que não estamos sozinhos nessa luta. O início do ano letivo com atividades presenciais é um processo coletivo e compartilhado, e, na sua fala, o arcebispo Dom Leomar foi certeiro ao falar sobre a importância de se retirar esse sentimento negativo de que tudo está perdido”, afirmou a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, que esteve no lançamento.  

O arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, participou da escolha do tema ao lado de outros bispos brasileiros. Ele conta que a decisão de se falar em educação partiu de três aspectos: a situação educacional do Brasil, que, desde antes da pandemia, segundo ele, já necessitava passar por melhorias; os problemas educacionais e sociais inéditos identificados durante a pandemia; e a educação pela paz, devido ao momento de guerra no qual o mundo está inserido por conta do conflito entre Ucrânia e Rússia. 

“Só tenho uma palavra para agradecer pela presença de todos: gratidão. A Campanha da Fraternidade é de grande mobilização. No período em que estamos, da quaresma, procuramos entender que todos os compromissos com Deus implicam no compromisso com as pessoas. E é com base nisso que a reflexão deste ano foi criada. Nós cremos em dias melhores”, explanou o arcebispo. 

O evento teve orações, apresentação musical de alunos da Escola Marista Santa Marta e a entrega do texto-base da Campanha da Fraternidade para as autoridades presentes. Entre eles, estavam a reitora da Universidade Franciscana (UFN), irmã Irani Rupolo, o diretor-geral da Faculdade Palotina de Santa Maria (Fapas), padre Jadir Zaro, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, e o diretor da Escola Marista Santa Marta, irmão Diego Lunkes.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo