BASTIDORES. Votos contra (e a favor do) passaporte vacinal, prevenção à covid, Porongo e Porco assado
Fim da exigência é aprovada no Poder Legislativo e tem festa em Arroio do Só
Por Maiquel Rosauro
Com 14 votos favoráveis e seis contrários, os parlamentares de Santa Maria aprovaram projeto de lei da vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) que proíbe a apresentação do passaporte vacinal em locais públicos e privados no município. A sessão ocorreu na manhã desta quinta-feira (14).
Votos favoráveis: Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Admar Pozzobom (PSDB), Alexandre Vargas (Republicanos), Anita Costa Beber (PP), Danclar Rossato (PSB), Getúlio de Vargas (Republicanos), João Ricardo Vargas (PP), Lorena Santos (PSDB), Manoel Badke – Maneco (UB), Pablo Pacheco (PP), Tony Oliviera (PODE), Tubias Calil (MDB), Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) e Roberta.
Votos contrários: Givago Ribeiro (PSDB), Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Maria Rita Py Dutra (PCdoB), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Ricardo Blattes (PT) e Valdir Oliveira (PT).
Agora, a proposta será encaminhada para sanção do prefeito.
Estação dos Ventos
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram proposta de Tony Oliveira, que considera de Utilidade Pública Municipal o Centro de Desenvolvimento Comunitário Estação dos Ventos. Localizada no Bairro João Goulart, a entidade atende aproximadamente 60 crianças e adolescentes.
Covid-19
Na terça (12), o Plenário aprovou nova resolução legislativa com os procedimentos de proteção contra covid-19 na Casa. A proposta determina que, para acesso às dependências do Poder Legislativo por servidores ou visitantes, serão adotadas pela Portaria Central as seguintes medidas: proceder a identificação, setor de lotação ou destino; recomendar a utilização de máscara, cobrindo a boca e nariz, tendo em vista se tratar de local fechado e com aglomeração de pessoas; aferir a temperatura corporal e orientar à higienização das mãos com álcool gel 70%.
“É recomendada a utilização de máscara de proteção por todos os parlamentares, servidores efetivos ou comissionados, estagiários e colaboradores terceirizados durante todo o período em que se mantiverem no interior da Câmara”, diz o artigo 9 da nova resolução.
Na sessão desta quinta (14), notou-se que a recomendação ficou restrita ao papel.
Porongo e Porco Assado
Marque na sua agenda: o Distrito de Arroio do Só realizará a Festa do Porongo e do Porco Assado nos dias 4 e 5 de junho. Na terça (12), o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, esteve reunido com a comissão organizadora da festa: Cláudio Seeger, Renan Berleze e Lilia Machado.
Classe politica esta despregada da realidade. Ameaça outras Jornadas de Junho como em 2013. Afegão medio não esta mais interessado em passaporte vacinal. Buracos de rua talvez. Pessoal do posto de saúde na fila para fazer exame de sangue talvez não, ‘nós somos pobres e é assim mesmo’. Enquanto isto seus ‘defensores’ ficam combatendo o Sistema Financeiro Internacional.