CidadaniaSanta Maria

ADOLESCENTES. Especialistas em SM nesta quarta para Seminário Sócioeducativo. Saiba como participar

A capacitação de profissionais e interessados na questão dos adolescentes egressos dda Fundação de Atendimento Sócioeducativo é o objetivo de um evento que dura o dia inteiro, nesta quarta, em Santa Maria. Para saber mais, inclusive com a programação completa e a forma de se inscrever, acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos. O texto é de Priscila Abrantes. A seguir:

2º Seminário Socioeducativo ocorre em Santa Maria

A rede de atendimento a adolescentes egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) que atua em Santa Maria estará reunida na próxima quarta-feira (13) no 2º Seminário de Socioeducação. A capacitação está marcada para ocorrer das 8h às 17h no Salão de Atos do Colégio Marista Santa Maria (Rua Floriano Peixoto, 1.217).

Voltado para servidores da Fase, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, da Promotoria e do Juizado da Infância e da Juventude, além dos funcionários do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socioeducativo, o seminário irá servir para a discussão de dificuldades, fragilidades, troca de experiências e novas ideias para a política socioeducativa na Região Central.

Neste ano, o encontro terá como temas centrais a Justiça Restaurativa, Violência e Juventude. Quem quiser participar pode se inscrever pelo site http://www.maristas.org.br/portal/servicos/insc_eventos/2013/ii_seminario_de_socioeducacao/index.asp

Programação

08h00min – Credenciamento

08h20min – Solenidade de abertura

09h00min – Justiça Restaurativa: um instrumento de paz.

Palestrante: Antônio Augusto Ramos de Moraes. Promotor da 3º Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria e Promotor Regional de Educação.

10h00min – Coffe Break

10h30min – Mesa redonda: Relatos de experiências das práticas restaurativas em Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria.

Palestrantes: Franciele Lenzi, Advogada, Especialista em Direito Constitucional, Educadora Social, Mediadora Judicial e Facilitadora de Círculos de Construção de Paz junto à Central Judicial de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul..

Isabel Cristina Martins Silva, graduada em Direito, com formação em Justiça Restaurativa e Especialista em Direito da Criança e do Adolescente, da Fundação Escola Superior do Ministério Público e professora da Disciplina de Justiça Restaurativa na Fadisma, em Santa Maria.

Pedro Armando Falkenbach Jr., graduado em Educação Física, pelo instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), Promove círculos dentro da Unidade na busca da efetiva implantação da cultura de paz. Técnico em Recreação e membro da Equipe Técnica do CASE, em Caxias do Sul.

Rafaela Duso, graduada em Psicologia com Especialização em Terapia de Família e Casal, de Porto Alegre. Supervisora das Centrais de Práticas Restaurativas na Comunidade (Bairros Lomba do Pinheiro e Bom Jesus) – do Projeto Justiça Juvenil.

Mediadora: Leila Gomes de Moura. Formada pelo Curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), possui Pós-graduação em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Terapia de Casal e Família pelo DOMUS de Porto Alegre. Foi Presidente do COMDICA/SM e trabalha na FASE de Santa Maria.

12h00min – Almoço

13h30min – Violência e Juventude.

Palestrante: Rodrigo Stumpf González. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Presidente do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente (MDCA).

15h15min – Coffe Break

15h45min – Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM/RS.A violência letal da juventude brasileira, o envolvimento no tráfico de drogas e o PPCAAM no Estado do Rio Grande do Sul.

Palestrante: Rubia Abs da Cruz. Diretora do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. Advogada, especialista em Direitos Humanos pela American University Washington e Especialista em Direitos Humanos das Mulheres pela Universidad del Chile. Foi coordenadora da Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero por seis anos.

17h00min – Encerramento”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo