Mais de 30 livros jurídicos depois, além de crônicas e romances, já está disponível e pode ser encontrada na Feira do Livro de Santa Maria, que abre no fim da tarde desta sexta-feira, 29, mais uma obra de João Marcos Adede Y Castro – que também será useiro e vezeiro do evento maior da literatura da cidade.
Sim, é O Quarto Branco. E como surgiu essa obra? Confira um texto que explica:
“Movido pela perplexidade em vista da doença desconhecida e que matou milhares de pessoas, além de deixar inúmeras outras com sequelas físicas, mentais e intelectuais, o autor passou a imaginar como seria acordar em uma UTI, sem informações e com muitas dores e dificuldades de falar e se comunicar.
Nada lembra de sua vida passada e, mesmo depois de liberado do hospital e tendo voltado para uma casa que não reconhece como sua, observa como está sozinho.
Em vez de reconstruir sua vida o personagem constrói uma vida a partir do nada. tentando ser diferente daquela pessoa egoísta que lhe disseram ter sido antes da doença. Passa a dar mais valor às relações pessoais e manda pintar o seu quarto de verde, pois odeia o branco.”
Que tal? Ah, a seguir você sabe mais sobre Adede Y Castro, prolífico literato (no final do texto, a relação completa das obras publicadas ou a caminho) de Santa Maria.
JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO
“Graduado em Direito e Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. É Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino e Doutorando em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires, Buenos Aires. É Promotor de Justiça aposentado do RS, tendo atuado preponderantemente na área de Direitos Constitucionais. Foi Professor Universitário. Cronista de diversas publicações jornalísticas e revistas. É membro e Presidente da Academia Santa-Mariense de Letras. É advogado em Santa Maria, RS. É autor de mais de trinta livros jurídicos na área de Direito Processo Civil e Direito Ambiental, além de crônicas e romances.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.