ELEIÇÕES 2022. Aprovada Federação que une PT, PC do B e PV. Por aqui, alívio no PSB, que ficou de fora
Decisão vale por quatro anos. Siglas somam tempo de TV e fundo partidário
Reproduzido do Correio do Povo / Com informações do Portal R7 e Acréscimo Claudemiriano
O PT aprovou a criação de uma federação partidária com o PV e com o PCdoB durante reunião da Executiva Nacional do partido nesta quarta-feira (13), em Brasília. Com a decisão, que ainda será registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as três siglas passam a compartilhar recursos como tempo de televisão e verbas eleitorais.
A federação tinha sido anunciada em março e nesta quarta-feira (13) também recebeu um estatuto. Ao longo do dia, petistas discuteiram uma coligação com o PSB – nessa modalidade, não há compartilhamento de verbas e tempo de televisão. A ideia inicial era de que o PSB também entrasse na federação, mas as negociações não avançaram.
As federações partidárias são parcerias com natureza permanente. Elas são formadas por partidos que têm afinidade programática e duram pelo menos os quatro anos. Se algum partido deixar a federação antes desse prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário pelo período remanescente.
Além disso as federações devem ter abrangência nacional, o que também as diferencia do regime de coligações, que têm alcance estadual e podem variar de um estado para outro. Saiba aqui as diferenças entre coligação e federação partidária…”
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Acréscimo claudemiriano. Em Santa Maria, ainda que não existam manifestações públicas, nas conversas de bastidores os socialistas nunca esconderam sua contrariedade em relação a uma federação com o PT.
Os vereadores, inclusive, em conversas com seus pares, ainda que discretamente, também pensam desta maneira. Aliás, boa parte dos dirigentes e militantes mais graúdos do PSB é proveniente do PT, de onde saíram por claras divergências.
Enfim, com o que foi decidido agora, seguem separados. E, na boca do monte, adversários.
Em tempo: em nível nacional, o PSB apoiará a Federação no pleito presidencial. Seu filiado, o ex-tucano Geraldo Alckmin, será vice do petista Luiz Inácio Lula da Silva.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.