DestaqueSanta Maria

FATO OU FAKE?! Vereadora se utiliza de informações falsas para defender extinção do passaporte vacinal

Projeto de Roberta Leitão será votado na sessão matinal desta quinta-feira, 14

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores de Santa Maria votam, na manhã desta quinta-feira (14), projeto da vereadora Roberta Pereira Leitão (PP) que proíbe a exigência de apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para acesso a locais públicos ou privados no município. A iniciativa também visa impedir tratamento diferenciado, constrangedor ou discriminatório para pessoas que não comprovarem a imunização.

A proposta foi protocolada em outubro do ano passado, recebeu parecer contrário da Procuradoria Jurídica e favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) (AQUI).

Para defender o projeto contrário ao passaporte vacinal, a progressista divulgou um vídeo em suas redes sociais nesta quarta-feira (13):

O Site analisou o vídeo e destacou três informações que permitem checagem:

“A vacina não impede a transmissão nem o contágio da covid-19”

VERDADEIRO, MAS

A informação está correta, porém estudos indicam que a vacinação tem impacto na transmissão. Um exemplo é a pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, em agosto do ano passado, a qual concluiu que a probabilidade de transmissão entre pessoas que moram na mesma casa foi de 40% a 50% menor em comparação a pessoas que não se imunizaram (AQUI).  

“É triste a gente ainda estar aqui falando disso quando a pandemia já acabou, quando a pandemia no mundo já foi declarada extinta”

FALSO

Em comunicado divulgado nesta quarta (13), a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que, por unanimidade, o Comitê de Emergência sobre Covid-19 manteve a classificação de pandemia para o novo coronavírus. A OMS também informa que vírus ainda constitui um evento extraordinário que continua a afetar negativamente a saúde das populações em todo o mundo e requer uma resposta internacional coordenada (AQUI).

“Precisamos trazer segurança jurídica para o cidadão santa-mariense, para que esta estrela aqui nunca mais venha a ser usada em Santa Maria para separar pessoas boas, vacinadas, e más, não vacinadas”

FALSO

Não existe lei ou decreto em nível federal, estadual ou municipal que obrigue cidadãos de Santa Maria, vacinados ou não, a usarem a Estrela de Davi.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo