Artigos

Os livros vão desembarcar na Praça! – por Jorge Pozzobom

“Feira será conexão para as pessoas se encontrarem e encontrarem a cultura”

Pozzobom em meio aos homenageados da 49ª Feira do Livro durante o lançamento oficial do evento (foto João Alves/Prefeitura)

É temporada de Feira do Livro em Santa Maria. E, nesta 49ª edição, entre tantas atrações, uma novidade que me deixa extremamente feliz é o fato de o evento voltar a ser totalmente presencial após adotarmos o formato híbrido em 2021 devido à situação da pandemia de coronavírus. Serão 16 dias de festa literária na Praça Saldanha Marinho e no Theatro Treze de Maio. De 29 de abril a 14 de maio, a Feira vai ser a conexão para as pessoas se encontrarem e encontrarem a cultura. Será o momento de celebrarmos a literatura e a vida neste novo normal.

Uma prévia dessa troca presencial de experiências já pôde ser vivenciada durante o lançamento da nossa Feira do Livro, que reuniu imprensa e convidados no último dia 19 de abril, no Itaimbé Palace Hotel. Na ocasião, foram apresentadas a programação e a identidade visual da Feira (AQUI), que tem como base o cartaz criado pelo cartunista Byrata e o slogan “O livro desembarca na Praça”. Já as demais peças gráficas do evento foram desenvolvidas por um grupo de alunos do curso de Design, da Universidade Franciscana (UFN), com supervisão do professor Roberto Gerhardt.

Assim como o Byrata, o professor Roberto e o presidente da Câmara do Livro de Santa Maria, Télcio Brezolin, o lançamento contou com as presenças dos demais protagonistas da 49ª Feira do Livro, entre eles, a patronesse do evento, a professora, escritora, pesquisadora e ativista Nikelen Witter, e a professora homenageada, Maria Esther Gomes de Souza. Já o escritor homenageado (póstumo), o médico e compositor Mário Eleú da Silva, autor de músicas nativistas como o clássico “Orelhano”, foi representado no lançamento pela filha Eloisa Monteiro da Silva.

E, junto ao meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento especial a quem vem trabalhando nos bastidores para que a Feira do Livro tenha êxito do início ao fim. E, aqui, incluo a secretária de Cultura, a incansável Rose Carneiro, e a secretária de Educação, Lúcia Madruga, a quem chamo de “prefeita da Educação”, assim como os demais secretários municipais e suas equipes, que, de alguma forma, acabam se envolvendo na organização deste grandioso evento literário. Neste ano, inclusive, a Feira do Livro vai até as escolas da Rede Municipal justamente para trabalhar essa temática no ambiente escolar, aproximando os livros dos jovens leitores.

A Feira do Livro faz a cidade pulsar, é ponto de encontro de pessoas de todas as idades, e não só de moradores de Santa Maria, mas de várias cidades da região e de outras localidades. É o ápice da cena cultural, que ajuda a inspirar e a formar novos leitores. Serão mais de cem lançamentos de livros, sendo boa parte de escritores locais, cerca de 40 livreiros na Praça Saldanha Marinho, shows musicais, teatro e cinema. E, ainda, o Livro Livre, espaço cultural que promove o contato entre autor e público, e o tradicional passeio de trenzinho, que vai percorrer a Gare e a Vila Belga, no Centro Histórico Ferroviário, objeto do nosso Distrito Criativo.

Tudo isso feito a várias mãos. Ao lado da Prefeitura, estão a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e a Câmara do Livro, contando com a produção cultural de Denise Copetti e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM). Dito isso, apenas reforço o convite a todos para que se juntem a nós em algum momento ao longo desses 16 dias em que Santa Maria vai respirar literatura.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo