DestaqueEducação

UFSM. Professor do Departamento de Química recebe distinção e ministra palestra em Mumbai

É a primeira vez que honraria é recebida por um pesquisador latino-americano

Érico Flores palestra no ICT-Mumbai: “Advances and Applications of Microwaves and Ultrasound for Chemical Reactions”

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações de Érico Flores e Fotos de Divulgação

Em missão na Ásia desde o início de abril, os professores Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química da UFSM, e Cezar Bizzi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM estão, agora, em Mumbai, na Índia, em visita ao Instituto Nacional de Tecnologia Química de Mumbai (ICT-Mumbai).

Ali, os professores da UFSM foram recebidos pelo Reitor Aniruddha Pandit e Parag Gogate, ambos pesquisadores indianos de renome na área, e Érico ministrou a palestra Advances and Applications of Microwaves and Ultrasound for Chemical Reactions.

Sua participação foi para apresentar os mais recentes desenvolvimentos do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) nas áreas de ultrassom e de micro-ondas.

Cezar Bizzi, reitor Aniruddha Pandit e Érico Flores no ICT-Mumbai

Ambos os laboratórios  da UFSM se destacam no cenário internacional como pioneiros no desenvolvimento de sistemas baseados em ultrassom e micro-ondas e de métodos analíticos que permitem o controle de qualidade de nanomateriais, de elementos terras-raras e de halogênios em baixas concentrações, desafios atuais na área de química analítica.

Por conta da importância do trabalho desenvolvido, Érico foi agraciado pelo Reitor do ICT-Mumbai com o título de Golden Jubilee Visiting Fellowship Endowment e convidado para participar do programa de cooperação internacional do ICT-Mumbai como pesquisador visitante.

É a primeira vez que essa distinção é outorgada a um pesquisador da América Latina. A cooperação inclui a visita periódica ao ICT-Mumbai para palestras, cursos e desenvolvimento de trabalhos conjuntos. Segundo Érico, “esse reconhecimento por uma importante universidade da Ásia aumentará a visibilidade da UFSM e facilitará a cooperação, não só das áreas de química, engenharia e tecnologia, mas também abrirá novas possibilidades para outras áreas de atuação”. 

O ICT-Mumbai é uma das mais importantes universidades da Índia, estando entre as quatro melhores na área de Engenharia Química, entre as 700 melhores do mundo e entre as oito melhores do país, de acordo com o Ranking THE de 2022. Além disso, possui diversos pesquisadores de destaque e renome internacional.

Os seguintes pesquisadores do Departamento de Química também fazem parte da equipe responsável pela conferência apresentada na Índia: professores Aline L. H. Muller, Cezar A. BizziDarliana M. Souza, Edson I. Müller, Fábio A. Duarte, José Neri G. Paniz, Jussiane S. da Silva, Paola A. Mello, Rochele S. Picoloto, Rodrigo C. Bolzan, além do professor Juliano S. Barin, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos/CCR.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo