DestaquePolítica

BASTIDORES. Avenida Renan Kurtz, enfermagem e audiências que prometem lotar galerias da Câmara

Aprovado projeto de Helen Cabral sobre atendimento de empresas de telefonia

Sidinei (foto) e Bisogno são os autores do projeto que denomina a nova perimetral de Avenida Renan Kurt (Foto Câmara/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

Uma sessão extraordinária foi realizada pela Câmara Municipal de Santa Maria, nesta quinta-feira (24), resultando na aprovação de dois projetos de lei. O destaque foi o PL 9871/2025, de autoria dos vereadores Sidinei Cardoso (PT) e Marcelo Bisogno (UB), que denomina de Avenida Renan Kurtz a nova perimetral de Santa Maria, iniciando na Estrada Silvio Schirmer e com término na BR-392, ligando as zonas Sul e Leste da cidade.

Renan Kurtz começou sua carreira política no movimento estudantil, na década de 1960. Em seguida elegeu-se vereador pelo antigo PTB, com mandato entre 1964 e 1966 quando teve seus direitos políticos cassados pelos militares. Retornou à política após a anistia, mas, no meio do caminho, embora aprovado com louvor, não assumiu como juiz federal – posto no qual foi reintegrado mais tarde pela Justiça.

Elegeu-se deputado estadual em 1982. Em 1986 foi eleito para o segundo mandato, período em que atuou como constituinte. Kurtz também foi presidente da Assembleia por dois mandatos, em 1984 e em 1993. Foi deputado federal pelo PDT (1995-1999) e secretário especial para o Mercosul no governo Olívio Dutra (PT).

Crédito adicional

Também na sessão extraordinária foi aprovado o PL 9927/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento no valor de R$ 512.969,56.

Hora marcada

Durante a sessão ordinária, os parlamentares aprovaram o PL 9907/2025, de autoria de Helen Cabral (PT), que obriga empresas de telefonia, internet, televisão a cabo e assemelhados a realizar o agendamento dos atendimentos técnicos domiciliares com hora marcada, em horário a ser escolhido pelo cliente.

Enfermagem

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) estará em Pelotas e Rio Grande, nesta sexta-feira (25), para cumprir agenda da Comissão Especial que trata do Piso da Enfermagem. O petista realizará uma visita técnica em um hospital de Rio Grande e, às 19h, participará de uma audiência pública na Câmara Municipal de Pelotas.

Audiências públicas

Marque aí na sua agenda: 30 de abril, quarta-feira. Nesta data serão realizadas duas importantes audiências públicas que prometem atrair um grande público à Câmara Municipal de Santa Maria.

Às 9h, a reunião será sobre a duplicação da RSC 287 e a reconstrução da ponte do KM 227; e às 18h30min, o tema da audiência será a Reforma da Previdência dos servidores públicos municipais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tonho Aideti marketando para ganhar votos das enfermeiras. Vereadores preocupados com a 287 para ganhar votos das patotinhas. Um problema é falta de dinheiro e outro é só tempo. Uma hora ou outra se resolve. Transporte de passageiros intermunicipal só vai ser problema quando não tiver linha de onibus entre SM e POA ou reduzirem muito os horarios. Ou quando um carro de aplicativo se acidentar. Ou quando uma mulher ‘se der mal’.

  2. Renan Kurtz foi juiz federal do trabalho. Coisa que as feministas de plantão ignoram majoritariamente. Tinha uma parente (não sei o grau) chamada de Lady Kurtz de Oliveira. Tinha uma cabanha que na epoca acho que ficava em Julio de Castilhos. Ia para a França buscar genética. Foi presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charoles na decada de 70. Lembra a epoca que Julio era capital nacional do charoles e tinha uma cooperativa muito forte. Que foi a bancarrota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo